Proacre investe mais de R$ 2 milhões na produção sustentável

Comunidades do Alto Acre recebem apoio técnico para Implementação do PDC

Durante essa semana, as comunidades rurais Alto Acre, beneficiadas pelo Proacre, através do Plano de Desenvolvimento da Comunidade (PDC) estão recebendo apoio técnico para a elaboração dos projetos para aquisição dos equipamentos agrícolas (Foto:Assessoria Seaprof)

Durante essa semana, as comunidades rurais Alto Acre, beneficiadas pelo Proacre, através do Plano de Desenvolvimento da Comunidade (PDC) estão recebendo apoio técnico para a elaboração dos projetos para aquisição dos equipamentos agrícolas (Foto:Assessoria Seaprof)

Durante essa semana, as comunidades rurais do Alto Acre, beneficiadas pelo Proacre, através do Plano de Desenvolvimento da Comunidade (PDC) estão recebendo apoio técnico para implementação dos projetos que visa a aquisição dos equipamentos agrícolas necessários para auxiliar as famílias que atuam através de suas entidades no incremento da produção sustentável.

Em Brasileia, Assis Brasil, Xapuri e Epitaciolândia, 20 comunidades estão sendo assistidas pelo Governo, através da Secretaria de Extensão Agroflorestal e Produção Familiar (Seaprof), em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e a Secretaria de Planejamento (Seplan) através da Unidade Gerencial do Proacre (UGP). Entre os itens mais solicitados pelas comunidades estão: beneficiadoras de arroz, trilhadeiras, motores para casas de farinha, sementes de hortaliças, peladeiras de arroz, roçadeiras, motores bomba e plantadeiras.

No período de 07 a 12 de novembro, a equipe composta por oito profissionais do Estado estão auxiliando as comunidades Maloca, Dois Irmãos, Rio Branco, São Pedro, Tupá, Equador, Filipinas (localizadas em Xapuri), Apudi, São Cristóvão, Triunfo, Quixadá, Amapá Centro, Nova Linha, Vicente de Melo, Pão de Açúcar (localizadas em Brasileia), Icuriã, Divisão, Paraguassu, Cumaru (localizadas em Assis Brasil) e comunidade do Porongaba (Epitaciolândia) na montagem dos processos.

Os recursos do Programa de Inclusão Social e Desenvolvimento Econômico Sustentável do Acre (Proacre) são oriundos de um acordo de empréstimo junto ao Banco Mundial (BIRD). É preciso que os investimentos, no desembolso dos recursos, obedeçam tanto as normas legais vigentes no Brasil, quanto as normas internacionais adotadas pelo BIRD.

Segundo Maria Lucinda Lima, coordenadora do Proacre pela Seaprof, o objetivo da vinda da equipe aos municípios do Alto Acre é auxiliar as comunidades no processo de aquisição dos equipamentos. “Estamos, em conjunto com cada comunidade, detectando as necessidades de cada uma e, em parceria, trabalhando desde a montagem dos processos até a assinatura do contrato com as empresas vencedoras nos certames que serão abertos”, finalizou.

Na região do Alto Acre o investimento do Governo para as comunidades através do PDC é de aproximadamente R$ 2 milhões de reais.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter