Construção do Instituto de Traumatologia e Ortopedia do Acre segue em ritmo acelerado

Na manhã desta quarta-feira, 9, o governador Tião Viana visitou as obras do Instituto de Traumatologia e Ortopedia (Into) do Acre (Fotos: Cedidas)
Na manhã desta quarta-feira, 9, o governador Tião Viana visitou as obras do Instituto de Traumatologia e Ortopedia (Into) do Acre (Fotos: Cedidas)
Na manhã desta quarta-feira, 9, o governador Tião Viana visitou as obras do Instituto de Traumatologia e Ortopedia (Into) do Acre (Fotos: Cedidas)

Na manhã desta quarta-feira, 9, o governador Tião Viana visitou as obras do Instituto de Traumatologia e Ortopedia (Into) do Acre (Fotos: Cedidas)

Na manhã desta quarta-feira, 9, o governador Tião Viana visitou as obras do Instituto de Traumatologia e Ortopedia (Into) do Acre para conferir o andamento da construção daquele que é considerado referência nacional na prevenção, diagnóstico e tratamento em ortopedia e atende exclusivamente pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Localizado na BR-364, próximo ao Hospital das Clínicas, o instituto é resultado de um convênio firmado em 2007 entre o Ministério da Saúde e o governo estadual da ordem de quase R$ 31 milhões, dos quais 10% é contrapartida do Estado. A obra começou em 2010 e está prevista para ser entregue em 2013.

O terreno possui uma área de 20 mil metros quadrados, mas a construção ocupará pouco mais de 10 mil metros e o restante ficará para futuras ampliações e/ou construção de novos espaços, de acordo com a demanda. Segundo relatório da Secretaria de Estado de Infraestrtutura e Obras Públicas (Seop), as obras estão em ritmo bom, apesar do período chuvoso que assolou recentemente o Estado.

O projeto abrigará ambulatório com dezenove consultórios e boxes de atendimento, quatro salas cirúrgicas, duas salas de procedimentos invasivos e 68 leitos de internação, sendo onze de terapia intensiva, oito de hospital-dia e 49 leitos de enfermarias (adulto e infantil). Tem ainda setor de imagem e de laboratório, serviços e área para atividades lúdicas e educativas de reabilitação, oficina ortopédica, auditório e centro de estudos, fisioterapia e hidroterapia com cais flutuante para caiaques, terraço, rampa táctil e espaço para exercícios ao ar livre, junto ao açude.

As cirurgias são realizadas em salas com estrutura moderna e confortável, sob a supervisão de uma equipe multidisciplinar, e oferecerá serviços médicos em 13 especialidades ortopédicas.

Leia mais

Parcerias proporcionam especialização para servidores da saúde

Unidade Mista de Santa Luzia, em Cruzeiro do Sul, é reformada

Campanha nacional contra a Influenza é lançada no Acre em Rodrigues Alves

O Into Acre é a primeira unidade hospitalar da Rede Into a ser construído fora do Rio de Janeiro e vai atender também demandas dos outros Estados da Região Norte. O instituto já tem uma parceria com o Estado e várias vezes por ano faz mutirão de cirurgia ortopédica no Hospital das Clínicas em pacientes com indicação para o Tratamento Fora de Domicílio (TFD), possibilitando assim que a pessoa não precise deixar seu Estado para ser atendida.

Into – uma história de sucesso

A história do Into tem início com o Hospital Central de Acidentados, que foi inaugurado com a finalidade de atender os funcionários e segurados da Companhia de Navegação Lloyd Brasileiro. Adquirido em 1973 pelo Instituto Nacional de Previdência Social (INPS), o Hospital Central de Acidentados logo adquiriu importância pela excelência de seu atendimento e pelas técnicas inovadoras.  Passou a se chamar Hospital de Tráumato Ortopedia, o famoso HTO.

Criado em 1994 pelo Ministério da Saúde como órgão normatizador de procedimentos de ortopedia no país, ganhou o status e o nome de Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia. Em 2011, já em novo endereço, para homenagear o ex-ministro da Saúde Jamil Haddad, acrescentou-se seu nome ao órgão.

Um dos seus principais objetivos é ampliar à população brasileira um serviço gratuito de saúde e de qualidade, além de multiplicar à comunidade médica do país o conhecimento adquirido em anos de atuação. O Into não presta serviços de emergência, atendendo exclusivamente pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).

O Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (Into) é centro de referência no tratamento de doenças e traumas ortopédicos de média e alta complexidades. Segue uma trajetória de avanços, comprovada pelos números e qualidade no atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e pela estrutura que oferece. É posto de excelência na área de ortopedia, traumatologia e reabilitação do país.

“A implantação dessa unidade satélite no Estado do Acre representa mais uma etapa da política de difusão de conhecimento científico de investimentos, pois será um polo de excelência e referência da Região  Norte e proporcionará a resolutividade com maior agilidade aos nossos pacientes”, analisa a secretária de estado de Saúde, Suely Melo.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter