Consultores do PROACRE/IDM são qualificados em Oficina

Mediadores e técnicos participam do processo de formação

O Instituto Dom Moacyr, por meio da Gerência Pedagógica e Curricular, promove nesta terça e quarta-feira, 09 e 10 a primeira Oficina de Atualização e Elaboração de Planos de Curso para os consultores do PROACRE. A Oficina partiu da necessidade de preparação da plataforma pedagógica da Rede de Unidades Descentralizadas do Instituto Dom Moacyr para atendimento às metas propostas à Instituição dentro do Programa.

Responsável pela Oficina, a gerente Pedagógica e Curricular Marília Macedo, ressalta que “o foco do PROACRE é melhorar a qualidade de vida e a sustentabilidade sócio-ambiental e econômica das comunidades acreanas, com foco naquelas mais carentes de atendimento pelo poder público. Nesse sentido, a preparação de cada um dos Cursos a serem executados – (seja de Formação Inicial e Continuada (FIC), Técnicos de Nível Médio ou Pós-Técnicos) requer um cuidado especial de contextualização e desenho adequado que venham ao encontro daquilo que nos é demandado pelo Governo”.

Na preocupação em oferecer um trabalho de qualidade, Marília Macedo enfatiza ainda que atualizar e elaborar os Planos de Curso torna-se necessário.  Ainda segundo ela, todo esforço da GPC é buscar garantir a qualidade da política de ensino e de aprendizagem da Rede que começa na concepção da educação a ser desenvolvida dentro do que preconiza sua Proposta Pedagógica.

Para a coordenadora do PROACRE/IDM Lya Beiruth, o IDM é uma das principais instituições executoras do PROACRE. Afirma que de forma transversal, o programa se encontra inserido em todos os componentes do Programa, sendo responsável pelas ações de formação e qualificação profissional de pessoas da Zona Rural, Urbana e Povos Indígenas.

Lya Beiturh revela também que o processo de capacitação dos mediadores e técnicos, faz parte do Plano Operacional Anual do IDM/PROACRE – 2009/2010 e consiste em umas das ações prioritárias, que objetiva possibilitar aos novos colaboradores acesso e conhecimento a toda metodologia utilizada pela rede IDM, convergindo satisfatoriamente com as metas previstas pela rede IDM no âmbito do PROACRE, para o exercício de 2010.

“A Oficina para atualização e elaboração de Planos de Cursos oportunizará aos colaboradores conhecimentos sobre todos os procedimentos que deverão ser adotados na execução desta ação. Sendo, de suma importância visto que, trata-se de uma das etapas essenciais que antecedem a execução de cursos tanto de Habilitação Técnica quanto de Formação Inicial e Continuada. Desta forma, todos deverão participar e explorar ao máximo este momento ímpar que lhes é preparado”, observa.

Para Eduardo Eron, colaborador da Escola da Floresta “a Oficina dar qualidade no planejamento diário, proporciona uma visão integradora, facilitando a execução das atividades teóricas e prática, possibilitando mais clareza no processo de avaliação”, enfatiza.

Dentre os assuntos abordados nos dois dias de Oficina está os questionamentos do ‘por que estamos aqui?’, ‘avanços e dificuldades experimentados na construção de Planos de Cursos FIC, Técnicos e Pós Técnicos da Rede IDM’, ‘que documento é esses?’, ‘como devo preparar-me para essa produção?’, ‘de que forma a Legislação Educacional entra nesse processo?’, dentre outros.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter