“Cultura e Lazer na Comunidade” e “Cinema na Quadra” estreiam no bairro Montanhês

A comunidade do bairro Montanhês fez bonito na abertura dos projetos “Cultura e Lazer na Comunidade” e “Cinema na Quadra” (Foto: Val Fernandes)
A comunidade do bairro Montanhês fez bonito na abertura dos projetos “Cultura e Lazer na Comunidade” e “Cinema na Quadra” (Foto: Val Fernandes)

A comunidade do bairro Montanhês fez bonito na abertura dos projetos “Cultura e Lazer na Comunidade” e “Cinema na Quadra” (Foto: Val Fernandes)

A comunidade do bairro Montanhês fez bonito na abertura dos projetos “Cultura e Lazer na Comunidade” e “Cinema na Quadra”, no último sábado, 28, na Escola Pedro Martinello. 

Taekwondo, exposição de artes plásticas dos alunos da escola, capoeira e hip-hop animaram a programação. A abertura foi realizada com uma apresentação de taekwondo da Associação Acre Brasil, e em seguida representantes do governo do Estado e da própria comunidade do bairro falaram sobre a importância dos projetos.

“É com muito orgulho que recebemos esses dois projetos aqui na nossa comunidade das mãos do governo do Estado, da Fundação Elias Mansour e da PM. Nós sabemos que eles estão sendo lançados no nosso bairro, e para nós é uma felicidade e de grande importância. Iremos fazer o possível para que seja um sucesso. A comunidade precisa ocupar o tempo ocioso com boas coisas como a arte”, comentou Laudenir Pinto, presidente da associação do bairro.

O “Cultura e Lazer na Comunidade” pretende estimular a criatividade de cidadãos e fazedores de cultura, além de dar visibilidade e propor o intercâmbio das atividades artístico-culturais produzidas em cada comunidade.

Leia mais

Programa Pontos de Cultura do Pronasci será implantado no Acre

Usina de Arte inicia projeto de formação que resultará no espetáculo “Da Castanha à Arte”

Temporada junina é aberta por onze grupos de quadrilha

“Tem muita gente com talento nas comunidades e fazendo coisas bonitas. A nossa direção na FEM é a comunidade, o lugar onde as pessoas estão fazendo as coisas acontecerem, e precisam apenas que as ações sejam potencializadas. A cultura está nas comunidades, e o papel do governo é estimular e fomentar o que já está sendo feito. Estamos felizes de inaugurarmos esse projeto aqui, de participarmos desse processo e deste governo, que tem como fonte de inspiração principal as pessoas”, ressaltou Francis Mary, presidente da FEM.

“A iniciativa da FEM é positiva. Esse trabalho é o que traz mais resultados para as nossas comunidades. É a inclusão social, a transformação da vida das nossas crianças e jovens, através da arte, cultura e esporte”, disse Thiago Higino, Assessor Especial da Juventude.

O “Cultura e Lazer na Comunidade” faz parte do “Programa Cultura e Comunidade” da FEM, que é norteado por demandas apontadas a partir de diálogos com a sociedade civil e visa estimular os fazedores de cultura a realizarem suas produções artísticas,  promovendo a diversidade cultural e ampliando o acesso a bens e serviços culturais.

Crianças participaram de atividades artísticas

Com a ideia de sensibilizar as crianças presentes ao evento para que interagissem com o projeto, foram oferecidas atividades de artes plásticas e de música com professores das duas áreas. “Nunca toquei violão, mas quero aprender. É a primeira vez que seguro um, estou até tremendo. Adoro cantar e escutar música. Sou a única menina junto dos meninos e vou fazer bonito”, disse animada Rita Maria Vanzile, 11 anos.

“Cinema na Quadra” para a comunidade do Montanhês

Criado pelo major Estefan, do 5º Batalhão da PM, quando atuava em Feijó, o “Cinema na Quadra” chega ao Montanhês com a ideia de trabalhar vários temas utilizando o cinema como instrumento mobilizador.

“Todos estão de parabéns – o major Estefan, pelo ‘Cinema na Quadra’, e a escola, por abrir as portas para que essas crianças e jovens possam aproveitar o tempo que têm para atividades de cultura, procurando de certa forma um ofício. Esperamos daqui há três meses um resultado positivo com esses projetos. A Polícia Militar está de portas abertas para essa parceria com a FEM”, disse o coronel José Anastácio, comandante-geral da PM.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter