Defesa Civil alerta para o risco de desmoronamentos

Os avisos vêm aos poucos. Rachaduras no solo, pequenos tremores ou escorregamentos de terra são os sinais de que há risco de desmoronamento. Ficar atento a eles pode evitar perdas de bens materiais e até mortes. Em Rio Branco, a Defesa Civil monitora os bairros Vila Nova, Preventório, Base (até o terminal do Aeroporto Velho nas duas margens), Cidade Nova e Seis e Agosto, mas considera que outros pontos podem sofrer movimentação de terra durante ou após o processo de vazante dos rios. Outras áreas no bairro São Francisco e Joaquim Macedo também serão monitoradas.

Avaliação detalhada de riscos só pode ser feita quando rio baixar (Foto: Angela Peres/Secom)

Avaliação detalhada de riscos só pode ser feita quando rio baixar (Foto: Angela Peres/Secom)

Na Rua Gabino Besouro, Preventório, quatro famílias foram removidas e encaminhadas ao programa de aluguel social. No centro da cidade, o trecho da Rua Floriano Peixoto em frente ao Instituto São José já apresentou rachaduras e está parcialmente interditado.

Uma avaliação mais detalhada em Rio Branco será feita depois que o Rio Acre começar a baixar. “Os desmoronamentos não acontecem de uma hora pra outra. A população precisa ficar atenta aos sinais e chamar a Defesa Civil caso perceba algum deles”, alertou o Major George Santos, da Defesa Civil do município.

Santos explicou que só com as águas baixando então será possível mensurar a intensidade das precipitações do solo. Outro fator que será observado é o comportamento da vazante: se será rápida demais ou lenta.

Na última medição deste domingo (26), o Rio Acre estava com 17,64m.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter