Depasa realiza ação de apoio às famílias atingidas pela cheia do rio Acre

Equipes do Depasa auxiliam desabrigados  (Assessoria Depasa)
Equipes do Depasa auxiliam desabrigados  (Assessoria Depasa)

Equipes do Depasa auxiliam desabrigados (Assessoria Depasa)

O Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) enviou aos locais onde estão os desabrigados pela cheia do Rio Acre boxes de água potável, equipes voluntárias, carros oficiais e maquinário para ajudar na retirada dos moradores das áreas atingidas pela água.

Cerca de 18 mil litros de água potável foram disponibilizados somente no Parque de Exposições e outros 2 mil litros no Sest/Senat. Os boxes de água são monitorados pela equipe do Depasa e reabastecidos sempre com água e gelo. A equipe do social, com 15 pessoas, está atuando diariamente nos locais. As mulheres auxiliam no trabalho de acolhimento, cadastro e levantamento de novas pessoas. Outra equipe, com mais de 50 pessoas, está auxiliando na remoção das famílias que estão nas áreas alagadiças.

Alciene, moradora do bairro Taquari, faz parte da equipe do social do Depasa, que está diariamente prestando apoio aos cidadãos desabrigados. Como muitos dos que lá estão, ela teve a casa invadida pela água. “Eu sei o que eles estão passando, porque eu também estou na mesma situação. Minha casa foi uma das primeiras a ser tomada pela enchente, alguns pertences eu levei, outros eu deixei amarrados no alto da casa. Mas estou aqui trabalhando de coração e estarei sábado, domingo e feriado, até que tudo volte ao normal”, disse.

Para Odineide, voluntária, está sendo gratificante realizar essa ação solidária “É ótimo poder ajudar as famílias aqui abrigadas. Este é um momento muito difícil para eles, que perderam parte dos pertences, o conforto do lar, ganharam uma rotina atordoada e após o pesadelo terão que construir tudo do zero. Não é fácil”.

Mulheres grávidas, crianças e idosos contabilizam maior parte do número de pessoas alojadas nos locais de abrigo. “Nesse momento é importante a ajuda de todos através de doações e trabalho voluntário. O que for doado será bem-vindo, mas a princípio estamos solicitando leite, massa de mingau e fraldas descartáveis, pois o número de crianças de 0 a 4 anos é grande.

Também estamos precisando de produtos para higiene pessoal. Queremos montar kits e entregar para todas as famílias”, disse a secretária de Assistência Social de Rio Branco, Estefânia Pontes.

Estefânia ressalta que, apesar da mobilização de alguns órgãos públicos, disponibilizando servidores para o apoio social, ainda é preciso a ajuda de mais pessoas para auxiliar internamente nos locais durante o fim de semana, feriado e na parte da noite. Os interessados para ajudar com esse trabalho social podem dirijir-se à administração dos locais de abrigo no Parque de Exposição e Sest Senat para realizar o cadastro.

Comovidos com o sofrimento dos cidadãos desabrigados pela cheia do rio, funcionários do Depasa também decidiram criar um ponto de arrecadação no próprio departamento. Caso outras pessoas sintam-se interessadas em colaborar, basta deixarem sua doação no Depasa, situado na Avenida Brasil, 475, Centro, segundo andar, prédio ao lado de “O Casarão”.

Sua doação pode também ser entregue na Polícia Militar, Supermercados Araújo, Catedral, OCA, Palácio das Secretarias, Igreja Internacional da Graça, Igreja Batista do Bosque e Sebrae.