Dezenas de artistas ajudam a fazer o Arraial Cultural

Festa realizada no Estacionamento do Estádio Arena da Floresta conta com malabaristas, atores, músicos, escritores, humoristas e outros artistas

edmilson_santini2_victor_luciano_05.jpg

Escritor e contador de histórias, o cordelista Edmilson Santini (RJ) é um dos convidados que ajudam a fazer a festa do Arraial (Foto: Victor Luciano/Secom)

ze_jarina_victor_luciano_01.jpg

Entre um bingo e outro, Zé Jarina tira risadas do público com suas histórias (Foto: Victor Luciano/Secom)

artesanato_victor_luciano_02.jpg

Estandes mostram artesanato produzido no Acre (Foto: Victor Luciano/Secom)

Quem vai ao estacionamento do estádio Arena da Floresta para prestigiar o 12º Arraial Cultural tem a possibilidade de adentrar o mundo das festas juninas. Durante a noite, no arraial, o visitante pode se encantar com um típico casamento caipira, depois escutar uma literatura de cordel com uma narrativa em verso e finalizar a noite apreciando o humor de artistas populares como o Zé Jarina. São muitos artistas que ajudam a fazer a festa promovida pelo Governo do Estado, que já virou tradição no calendário de eventos do Acre. 

Logo na entrada já é possível visualizar um belo estande cheio de livros de literatura de cordel. Trata-se das obras de Edmilson Santini, um especialista nesse estilo literário e autor de mais de cinquenta obras do gênero. Edmilson, que mora hoje no Rio de Janeiro, explica que a literatura de cordel é uma mistura de música e poesia, com partes contadas e outras cantadas e que pode ser apresentada tanto por um contador de histórias ou por um grupo de teatro.

Seguindo mais um pouco, é possível aproveitar os mais diversos pratos típicos nos espaços destinados às praças de alimentação. Os espaços estão mais amplos do que no ano passado e não faltam lugares para sentar. Os preços também estão bastante convidativos. A grande variedade é outro ponto forte deste ano: a diversidade de pratos é enorme, com comidas típicas dos arraiais acreanos.

Atração tradicional de todos os arraiais, o bingo acontece todas as noites, com o sorteio de vários prêmios como galinhas, pernis e bolos confeitados. O bingo conta com a animação cultural do humorista e artista popular Zé Jarina, que aproveita os intervalos entre um sorteio e outro para arrancar risadas contando de forma curiosa um pouco da sua história de vida.

O Arraial Cultural tem ainda 12 estandes de artesanato, onde os artesãos acreanos comercializam biojoias e peças de decoração feitos com matéria-prima regional. O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) também está presente ao evento, divulgando em um estande a urna eletrônica que será utilizada nas eleições deste ano.

O evento é uma realização do Governo do Acre, através da Fundação de Cultura Elias Mansour, com o apoio da Prefeitura de Rio Branco e Liga das Quadrilhas Juninas do Acre.

Turma da Casa de Leitura da Gameleira e Grupo de Teatro Olho na Coisa marcam presença

grupo_olho_na_coisa_victor_luciano.jpgDe fato, o cenário das artes cênicas no Acre é muito rico, e para comprovar isso, o Grupo de teatro Olho na Coisa faz apresentações durante o Arraial. No alto de suas pernas-de-pau, os atores chegam a mais de quatro metros de altura.

Outro grupo que chama atenção é o das meninas da Casa de Leitura da Gameleira e Biblioteca Pública, que através de seus instrumentos musicais levam os recados dos corações apaixonados presentes no arraial. "É o já conhecido correio do amor, só que com uma dinâmica nova", afirma uma das integrantes. O custo de enviar um Correio do Amor é de R$ 2, e o dinheiro arrecadado será destinado à Casa da Alegria.

casa_da_leitura_victor_luciano_0.jpg

Meninas da Casa de Leitura da Gameleira e Biblioteca Pública fazem o chamado Correio do Amor (Foto: Victor Luciano/Secom)

Concurso Estadual de Quadrilhas, e show de As Catirinas e banda Dona Zefinha

catirinas_victor_luciano_0.jpg

As Catirinas e Banda Dona Zefinha vieram do Ceará para animar os visitantes do Arraial (Foto: Victor Luciano/Secom)

Para abrir o segundo dia do Concurso Estadual de Quadrilhas na noite desta terça-feira, 13, houve uma apresentação da banda Dona Zefinha, uma mistura de rock e música junina acompanhada do humor incessantes dos personagens "Catirinas". O grupo é de Fortaleza (Ceará).

Quatro quadrilhas subiram no tablado neste segundo dia. Telões foram instalados dentro e fora da área de apresentação para o público não perder nenhum detalhe.  E a festa promete continuar nesta quarta-feira, com mais um dia de muitas atrações para o público.

PROGRAMAÇÃO PARA ESTA QUARTA-FEIRA

Palco Arena dos Folguedos

18h30 – Show de Fogos
18h45 – Show Amazônia Nordestina com Verônica Padrão e Banda Pimenta de Cheiro
19h45 – Início do 12º Concurso Estadual de Quadrilhas com participação da banda Forró Pesado. Quadrilhas que se apresentam: Nega Maluca (Feijó), Pega-Pega (Rio Branco), Espalha Brasa (Brasiléia) e Sassaricano na Roça (Rio Branco).

Palco Saudades do Seringal

18h45 – Show com Antônio Pedro e Banda Uirapuru
19h00 – Contação de Causos com Zé do Coco e Chica Brejeira
19h00 – A partir desse horário haverá de meia em meia hora cantada de Bingo com prêmios tradicionais como Galinha Cheia, Coxão de Porco, Bolos e Doces tradicionais dos arraiais acreanos.
20h00 – Apresentação especial com o cordelista e contador de histórias, Edmilson Santini, do Rio de Janeiro.

Show de Elba Ramalho será nesta quinta-feira

elba.jpg

Paraibana Elba Ramalho se apresenta nesta quinta-feira (Foto: Divulgação)

E para quem quiser se programar para o fim de semana, tem muito mais atrações neste fim de semana para o Arraial Cultural do Acre. Começando nesta quinta-feira, a partir das 22 horas, com o show de Elba Ramalho.

A paraibana promete trazer muito frevo e música popular brasileira para o palco principal da festa. Os visitantes poderão curtir o show em pé no tablado especial montado no espaço da festa ou nas arquibancadas que neste ano estão maiores e mais confortáveis. Vale lembrar que a entrada para a festa e para o show é gratuita.

Na sexta-feira, no mesmo horário, a festa encerra com show do grupo Quinteto Violado, na homenagem à Luiz Gonzaga. No sábado, além da abertura do Concurso Nacional de Quadrilhas, com grupos de diversos estados brasileiros, os visitantes poderão curtir também as apresentações especiais com os bois Caprichoso e Garantido, de Parintins.

Confira aqui a programação completa!


Galeria de imagens

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter