Dois Dedos de Prosa: governador Binho Marques fala sobre acordo internacional

Junto ao estado de Chiapas, no México, e a Califórnia, nos Estados Unidos, Acre firma acordo de valorização das florestas

assinatura_do_memorando_foto_sergio_vale.jpg

Governadores assinam memorando que formaliza acordo para mercado de carbono (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O programa Dois Dedos de Prosa desta semana tem como destaque a assinatura de documento que formaliza acordo entre o Acre e o Estado de Chiapas, México, e o Estado da Califórnia para a construção de alternativas que apoiem o trabalho de Chiapas e do Acre no sentido de valorizar as florestas.

"Isso é uma notícia muito boa que ajuda o planeta, mas principalmente vai ajudar a economia do nosso Acre e vai ajudar, fundamentalmente, as famílias acreanas, especialmente aquelas que têm suas propriedades preservadas, ou aquelas que vão fazer com que as suas propriedades que já foram desmatadas ou degradadas de alguma forma possam ser transformadas melhoradas ao longo dos próximos anos", avalia o governador Binho Marques durante o programa. 

Esse acordo de cooperação vai fazer com que o Acre possa já preparar alternativas para ser remunerado pela proteção de sua floresta desde os anos 70. O estado protegeu durante todo esse tempo sua floresta em vez de desmatar e precisa ser recompensado por isso. "É o que a gente chama de ‘Pagamento por Serviços Ambientais’. Então, quem conserva a floresta ou quem faz um trabalho de reflorestamento, ou de recuperação de áreas já degradadas merece ser remunerado por isso", explica o governador.

Binho Marques também lembrou da importância da aprovação da SISA, o Sistema de Incentivo à Serviços Ambientais, que foi fundamental para esse acordo e foi aprovada por dezessete votos à dois, tanto por situação como oposição, porque compreenderam o quanto ela é importante para o Acre. "Não podemos pensar em meio ambiente e sem pensar em desenvolvimento econômico e sem pensar nas pessoas, famílias que vivem na floresta, vêm da floresta e que sabem conviver muito bem com isso extraindo riqueza sem destruir o nosso meio ambiente", finalizou o governador. 

Ouça aqui  áudio do programa.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter