Equipes são reforçadas para atender desabrigados

O nível do Rio Acre tem subido um centímetro a cada três horas, mas a Defesa Civil continua alertando a população para a chegada das águas que estão em Xapuri. As equipes de suporte às vítimas estão sendo reforçadas e novos equipamentos estão sendo adquiridos para auxiliar no atendimento. Esta sexta-feira também terá ponto facultativo para os servidores, para não desmobilizar quem está ajudando nos abrigos e no atendimento aos atingidos pelas águas.

O gabinete integrado de mobilização da alagação se reuniu mais uma vez na tarde desta quinta-feira, 23, para avaliar a situação da capital e dos municípios. Dezoito mil alunos da rede pública já estão sem aulas em Rio Branco por conta da alagação, que atingiu os prédios escolares.

 

O gabinete integrado de mobilização da alagação se reuniu mais uma vez na tarde desta quinta-feira para avaliar a situação da capital e dos municípios (Sérgio Vale/Secom)

O gabinete integrado de mobilização da alagação se reuniu mais uma vez na tarde desta quinta-feira para avaliar a situação da capital e dos municípios (Sérgio Vale/Secom)

 

Em Brasileia o que mais preocupa é o desbarrancamento que tem ocorrido, causado pela rápida vazante do rio. Em Xapuri o nível das águas continua subindo.

O Exército Brasileiro, um dos grandes parceiros do Acre nesse momento de crise, está presente com 788 homens, na capital e nos municípios atingidos, e têm sido fundamental para auxiliar na segurança e na remoção das famílias atingidas. Com a chegada de mais militares, a partir de amanhã estarão na rua mais dez equipes, com caminhões que foram alugados pelo governo do Estado. Também cabe ao Exército a guarda dos alimentos – doados ou comprados pelo estado -, que só saem do depósito mediante preenchimento de guia, para evitar desvios ou enganos.

A partir de amanhã, segundo o governador Tião Viana, também será servido nos abrigos um lanche durante a tarde. Bolacha e suco alimentarão principalmente as crianças, que somam 30% da população abrigada.

Segundo a Defesa Civil, a meteorologia aponta pancadas de chuva ao longo da bacia do Rio Acre e há previsão de pelo menos 30mm de chuva para amanhã.

A saúde foi reforçada com a chegada de dois técnicos da Vigilância em Saúde e médicos do Exército que foram trazidos de outros batalhões para o Acre.

Com a ponte metálica interditada, o trânsito pela Quarta Ponte está congestionado durante todo o dia. “Pedimos que todos que possam se deslocar para o Segundo Distrito pela Via Verde utilizem esse caminho para não congestionar o trânsito pela Quarta Ponte”, disse a diretora do Detran, Sawana Carvalho.