Famílias abrigadas recebem atenção especial

Famílias recebem alimentação (Marcos Vicentti)

Famílias recebem alimentação (Marcos Vicentti/PMRB)

Já são mais de cinco mil pessoas nos cinco abrigos da Prefeitura de Rio Branco e do Governo do Estado, totalizando mais de 1,3 mil famílias atendidas. Equipes formadas por voluntários e servidores de vários órgãos estaduais e municipais trabalham para minimizar o sofrimento das famílias, oferecendo diversos serviços.

Dedicação e solidariedade são gestos importantes nos abrigos. Crianças, jovens, adultos e idosos recebem atenção especial daqueles que se colocaram à disposição para ajudar as famílias que tiveram casas atingidas pelas águas do Rio Acre.

As famílias desabrigadas estão sendo atendidas em abrigos montados no Parque de Exposições, Ginásio Coberto, Sest/Senat, Sesc/Bosque e Sebrae da Avenida Ceará. Além da alimentação (café, almoço e janta) são oferecidos serviços como: segurança, atendimento médico, distribuição de medicamentos e atividades de lazer.

“Estamos aqui nos colocando a serviço das pessoas que estão sofrendo. Esse é um momento importante onde devemos unir forças para ajudar as famílias vítimas da cheia do rio. A solidariedade é um ingrediente importante para minimizar o sofrimento dessas pessoas”, disse Antônio Carlos, que trabalha como voluntário.

Abrigos oferecem diversos serviços, além de recreação para as crianças (Marcos Vicentti)
Abrigos oferecem diversos serviços, além de recreação para as crianças (Marcos Vicentti)
Abrigos oferecem diversos serviços, além de recreação para as crianças (Marcos Vicentti)

Abrigos oferecem diversos serviços, além de recreação para as crianças (Marcos Vicentti/PMRB)

Equipes formadas por assistentes sociais trabalham no atendimento às famílias. Todas estão sendo cadastradas e monitoradas. A intenção é oferecer o melhor atendimento possível e evitar qualquer tipo de problema.

As crianças recebem um atendimento especial. Além das atividades de lazer, elas recebem leite e massa para mingau. “Graças a Deus nossas crianças estão sendo bem tratadas. Todos os dias são feitas atividades com elas e ainda recebemos os produtos para preparar a alimentação”, disse dona Francisca Moura.

Governo e Prefeitura trabalham unidos para atender as famílias vítimas da cheia do Rio Acre. O governador Tião Viana e o prefeito Raimundo Angelim acompanham de perto as ações de atendimento às famílias.

“Só não está melhor porque não estou na minha casa”, diz desabrigado

Mesmo com o grande número de desabrigados e a situação complicada das famílias, o clima nos abrigos é de tranquilidade e solidariedade. O serralheiro Edilson Nascimento, está no Parque de Exposições desde a quarta-feira, 15. Na manhã desta terça-feira, 21, enquanto um de seus quatro filhos recebia atendimento médico, ele agradecia a atenção das equipes que estão trabalhando no atendimento às famílias.

“Estamos recebendo um bom atendimento. Só não está melhor porque não estou na minha casa, mas não temos do que reclamar. A cada momento, alguém nos procura para saber se estamos precisando de algo. Estamos recebendo alimentação, temos água tratada e muitas outras coisas”, afirmou.

No Sebrae da Avenida Ceará, o clima não é diferente. Equipes formadas por voluntários e servidores públicos estão à disposição das famílias. Enquanto as crianças participam de atividades de lazer, os pais recebem orientações importantes sobre cuidados que devem ter para evitar doenças.

“Nós precisamos agradecer muito a essas pessoas que se colocaram a nossa disposição para ajudar. Sei que o trabalho é difícil, mas mesmo assim, o atendimento tem sido o melhor possível. Desde quando cheguei aqui estou sendo bem tratado com minha família”, destacou o autônomo Pedro Antônio da Silva.

A dona de casa Mauricélia Rodrigues está no Ginásio Coberto, com os quatro filhos, desde a última sexta-feira, 17. “Cheguei aqui muito triste. Mas fui muito bem acolhida e estou sendo bem tratada. Nada é comparável a nossa casa, mas os serviços oferecidos ajudam muito e são importantes, principalmente para nossas crianças”, disse.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter