Governador leva apoio e solidariedade à população de Xapuri

Tião Viana pediu às famílias que vivem em áreas ameaçadas pela enchente que deixem as casas (Harold Sarkis - Prefeitura/Xapuri)
Tião Viana pediu às famílias que vivem em áreas ameaçadas pela enchente que deixem as casas (Harold Sarkis - Prefeitura/Xapuri)

Tião Viana pediu às famílias que vivem em áreas ameaçadas pela enchente que deixem as casas (Harold Sarkis – Prefeitura/Xapuri)

O governador Tião Viana desembarcou em Xapuri na manhã desta quarta-feira (22) em um helicóptero do IBAMA. Acompanhado do General Ubiratan Poty, da 7ª Brigada de Infantaria de Selva, e do chefe do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres da Defesa Civil Nacional, Armin Braun, o governador fez um apelo aos moradores de áreas ameaçadas pela enchente do Rio Acre.

“Peço encarecidamente a essas pessoas que não resistam à força da natureza e deixem suas casas antes que as proporções dessa enchente se agravem, pois sabemos que isso vai realmente acontecer. Sabemos que o patrimônio é importante, mas a vida, a saúde e a segurança de todas as famílias de Xapuri valem muito mais”, disse o governador através da Rádio Educadora 6 de Agosto.

Tião Viana falou embasado nas informações da Defesa Civil de que houve uma baixa de 55 centímetros no nível do Rio Acre em Brasiléia. A dinâmica das enchentes diz que a água que baixa na fronteira será responsável pela subida do nível nas cidades que estão localizadas ao longo do rio.

Armin Braun, coordenador nacional da Defesa Civil, acredita que a água ainda vá subir mais de um metro em Xapuri. Ele acrescentou que a única coisa que pode ser feita pelo Estado é a retirada das pessoas das áreas afetadas garantindo a elas as condições mais dignas possíveis durante esse momento de muito sofrimento e preocupação.

“A dinâmica da enchente assegura que o rio não baixará de nível em Xapuri nas próximas 72 horas. Pelo contrário, a água ainda subirá bastante, por isso reforçamos o apelo do governador Tião Viana para que a população das áreas de risco seja evacuada o mais rapidamente possível. Sabemos que algumas pessoas estão resistindo em sair, mas temos o dever de convencê-las e retirá-las daqui”, afirmou.

General Poty, da 7ª Brigada de Infantaria de Selva, se colocou à inteira disposição do prefeito Bira Vasconcelos no apoio às vítimas da alagação. O município já está contando com o reforço de 46 soldados do Exército Brasileiro e deve receber o quantitativo de mais 25 homens até o final desta quarta-feira.

“O momento é de muita dificuldade, mas estamos ao lado da população. A determinação da presidente Dilma Rousseff é para que o Acre receba todo o apoio necessário para superar esse momento de aflição”, afirmou.

O governador Tião Viana visitou também o Hospital Epaminondas Jácome, onde 11 pacientes se encontram hospitalizados. A casa de saúde de Xapuri se localiza a poucos metros de onde a água do Rio Acre está nesse momento, mas apesar da proximidade a situação ainda é considerada segura.

“Viemos aqui trazer ajuda, mas também solidariedade e carinho a essas pessoas que passam por momentos de muita aflição, completou o governador.

O prefeito Bira Vasconcelos acompanhou o governador Tião Viana durante sua estada em Xapuri e agradeceu o apoio recebido.

“Decretamos estado de emergência porque exaurimos nossa capacidade de atender à população. Nossa situação seria catastrófica se não tivéssemos ao nosso lado os governos estadual e federal para nos socorrer num dos momentos mais difíceis da história do município”, afirmou o prefeito de Xapuri.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter