Governador Tião Viana assina decreto que institui práticas de consumo sustentável no Estado

O governador Tião Viana assinou nesta segunda-feira, 4, ao lado do secretário de Meio Ambiente, Edgard de Deus, decreto que instituí boas práticas de consumo sustentável na administração pública estadual (Foto: Sérgio vale/Secom)

O governador Tião Viana assinou nesta segunda-feira, 4, ao lado do secretário de Meio Ambiente, Edegard de Deus, decreto que instituí boas práticas de consumo sustentável na administração pública estadual (Foto: Sérgio vale/Secom)

Numa demonstração de que o governo do Estado vai ao encontro da sustentabilidade, às vésperas da Rio+20, o governador Tião Viana assinou nesta segunda-feira, 4, ao lado do secretário de Meio Ambiente, Edegard de Deus, decreto que institui boas práticas de consumo sustentável na administração pública estadual.

Edegard de Deus explica que essa iniciativa, além de ajudar o planeta, reduz custos para o Estado. De acordo com o texto do decreto, os órgãos da administração direta e indireta devem implantar medidas de consumo sustentável em suas atividades diárias, inclusive relacionadas aos processos de aquisição de produtos, de bens e serviços.

Leia mais

Acre dá início às comemorações do Mês do Meio Ambiente

Acre é o primeiro Estado da Amazônia a lançar Plano de Resíduos Sólidos

São medidas simples, porém que fazem a diferença na preservação ambiental, como a utilização de copos de vidro, em vez de copos descartáveis feitos de material plástico, entre outras.

“Além disso, em um prazo de 120 dias as secretarias e órgãos de governo devem dar início ao processo de coleta seletiva que deverá ser encaminhado a entidades sociais que trabalham com reciclagem”, ressaltou o secretário de Meio Ambiente.

Edegard de Deus afirmou que Tião Viana está dando uma demonstração clara de que seu governo consolida as práticas desenvolvidas ao longo dos últimos 13 anos de administração de seus antecessores Jorge Viana e Binho Marques.

“O Acre está fazendo seu dever de casa, seja no uso sustentável das suas florestas, seja no uso sustentável de suas áreas abertas. Dentro da administração pública estadual temos que ser exemplo. Vamos trabalhar desde a economia de energia, à economia da água, separação de resíduos e também a economia e reaproveitamento de papéis que são utilizados na administração pública”, detalhou Edegard de Deus.

Um Estado comprometido com a sustentabilidade

O governador Tião Viana observou que as práticas de governo devem buscar o caminho da sustentabilidade, da economia verde, da economia com práticas adequadas.

“Um copinho de plástico, descartável, que a gente usa, passa 100 anos, 500 anos para ser absorvido, enquanto um copo de vidro não acontece isso – ele pode ser conservado numa casa, num órgão público. Os dejetos sendo colocados de maneira seletiva vão ter uma destinação correta”, afirma o governador.

Tião Viana lembra que, além desse decreto que institui a prática de consumo sustentável, o Acre também tem outras ações que valorizam a sustentabilidade e a preservação ambiental, como os marcos regulatórios da água, dos resíduos sólidos. “Somos o Estado que mais cresce e menos desmata e queima a Amazônia. Isso nos orgulha, e é isso que queremos mostrar para a sociedade. A carteira de identidade do Acre hoje, graças a Deus, é a do desenvolvimento sustentável”, frisou o governador.

Trabalho conjunto

Para que a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) possa pôr em prática o decreto assinado nesta segunda-feira, o documento institui uma Comissão de Organização e Monitoramento do processo de implementação das boas práticas de consumo sustentável na administração pública.

A comissão é composta pela Sema, Instituto de Meio Ambiente do Acre (Imac), Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), por meio de sua Diretoria de Humanização, Secretaria de Estado de Educação e Esporte (SEE), Secretaria de Políticas para as Mulheres (SEPMulheres) e Secretaria de Estado da Gestão Administrativa (SGA).