Governo assina decreto instituindo a 1ª Conferência de Segurança Pública do Acre

Conferência Estadual acontece em Rio Branco entre 6 e 10 de julho

O Governo Federal, através do Ministério da Justiça, irá implantar o Sistema Único de Segurança Pública (Susp). Para tanto faz um diagnóstico nacional da segurança pública, envolvendo Estados e municípios em uma discussão realizada através de conferências regionais. O objetivo principal é envolver a sociedade civil, trabalhadores e seus órgãos representativos, em uma grande discussão sobre segurança pública, com foco na elaboração do sistema.

Estados e municípios se organizam em pré-conferências discutindo suas próprias dificuldades. Os documentos tirados dessas conferências irão subsidiar a 1ª Conferencia Nacional de Segurança Pública – prevista para o mês de agosto – de onde sairá documento oficial que irá instituir o Susp. 

No Acre, a Conferência Estadual acontece no período entre 6 a 10 de julho. O governador Arnóbio Marques assina o decreto instituindo a Comissão Organizadora Estadual (COE) nesta terça-feira, 24, em solenidade a ser realizada no auditório da Biblioteca Pública do Estado. Esta comissão será responsável em traçar todo o planejamento da Conferência Estadual de Segurança Pública (Conseg).

Além da secretária de Segurança Pública Márcia Regina de Souza, estarão presentes os representantes dos poderes legislativo e judiciário, das instituições operadoras das políticas de Segurança Pública do Acre, Polícia Militar, Polícias Federal e Rodoviária Federal, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros.

O documento elaborado durante a conferência contribuirá para o fortalecimento do Sistema Único de Segurança Pública além de traçar as diretrizes e prioridades do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci).

A secretária de Segurança Pública do Acre, Márcia Regina, faz um diagnóstico da conferência como um sendo mecanismo eficaz da promoção de coesão social, afinado as demandas da coletividade sobre os principais problemas do setor em seus diversos segmentos.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter