Governo do Estado homenageia oficiais das Forças Armadas durante festividades do cinquentenário


Oficiais do Exército Brasileiro, da Força Aérea Brasileira, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil foram homenageados pelo Governo do Estado na noite de domingo, 17(Foto: Sérgio Vale/Secom)

Oficiais do Exército Brasileiro, da Força Aérea Brasileira, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil foram homenageados pelo governo do Estado na noite de domingo, 17 (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Oficiais do Exército Brasileiro, da Força Aérea Brasileira, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil foram homenageados pelo governo do Estado na noite de domingo, 17, durante solenidade no Palácio Rio Branco, que marcou o encerramento das comemorações dos 50 anos de elevação do Acre de Território a Estado.

As condecorações foram entregues pelo governador Tião Viana que participou da cerimônia ao lado da primeira-dama Marlúcia Cândida e o vice-governador César Messias (Foto: Sérgio Vale/Secom)

As condecorações foram entregues pelo governador Tião Viana, que participou da cerimônia ao lado da primeira-dama Marlúcia Cândida e do vice-governador César Messias (Foto: Sérgio Vale/Secom)

As condecorações foram entregues pelo governador Tião Viana, que participou da cerimônia ao lado da primeira-dama Marlúcia Cândida; do vice-governador César Messias, da corregedora-geral do Ministério Público do Acre, Kátia Rejane Rodrigues, da chefe do Gabinete Civil, Márcia Regina Pereira, e do senador Aníbal Diniz.

A chanceler da Ordem da Estrela do Acre, Márcia Regina Pereira, explicou que o Estado decidiu homenagear as 11 personalidades com a mais alta honraria do Acre pelas contribuições que elas deram ao longo desses 50 anos ao Estado.

O senador Aníbal Diniz disse que as homenagens coroaram as comemorações do cinquentenário do Acre Estado (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Senador Aníbal Diniz disse que as homenagens coroaram as comemorações do cinquentenário do Acre Estado (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O senador Aníbal Diniz declarou que as homenagens coroaram as comemorações do cinquentenário do Acre Estado. “Cada um dos condecorados pode levar essa mensagem de gratidão do povo deste Estado. Quero deixar um muito obrigado especial à Força Aérea Brasileira”, finalizou o senador.

Para César Messias, as homenagens feitas pelo governo do Estado são justas. “Essa é a nossa oportunidade de homenagear essas pessoas que construíram nossa história”, frisou o vice-governador.

O governador Tião Viana disse que as comendas e homenagens entregues aos oficiais e demais agraciados expressam a gratidão do povo (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O governador Tião Viana disse que as comendas e homenagens entregues aos oficiais e demais agraciados expressam a gratidão do povo (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Tião Viana disse que as comendas e homenagens entregues aos oficiais e demais agraciados expressam a gratidão do povo.

“As forças militares têm sido fundamentais – o comando militar da aeronáutica, a Força Aérea Brasileira, o Exército Brasileiro têm sido fundamentais na amizade com o Estado. O Acre vive de relacionamentos humanos e institucionais e pessoas que têm respeito por nós, e essas instituições receberam essas homenagens por isso”, declarou o governador.

Os homenageados

O tenente brigadeiro-do-ar, Juniti Saito, comandante da Força Aérea Brasileira (FAB) recebeu a maior honraria concedida pelo Estado, a comenda Grã-Cruz (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O tenente brigadeiro-do-ar Juniti Saito, comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), recebeu a maior honraria concedida pelo Estado, a comenda Grã-Cruz (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O tenente brigadeiro-do-ar Juniti Saito, comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), recebeu a maior honraria concedida pelo Estado, a comenda Grã-Cruz. Emocionado após receber a honraria, o oficial da FAB disse que se sente com a sensação de dever cumprido.

“Fico sensibilizado ao receber essa homenagem do Acre. Depois de ver tantas mudanças ao longo desses anos, estou certo de que o Estado caminha para seu desenvolvimento. O governo pode contar com a presença da Força Aérea Brasileira sempre”, declarou Saito.

O general Ubiratan Poty, comandante da 17° Brigada de Infantaria de Selva (BIS), recordou que sua história com o Acre iniciou em 1985 (Foto: Sérgio Vale/Secom)

General Ubiratan Poty, comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva (BIS), recordou que sua história com o Acre se iniciou em 1985 (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O general Ubiratan Poty, comandante da 17ª Brigada de Infantaria de Selva (BIS), recordou que sua história com o Acre se iniciou em 1985, quando pela primeira vez pisou o solo acreano. “Depois de receber essa homenagem, aumenta o compromisso com o Acre e com a população”, disse.

Os oficias da Força Aérea Brasileira que fazem parte da Esquadrilha da Fumaça que participaram das comemorações do Cinquentenário do Estado também foram homenageados com diplomas de agradecimento.

Gratidão ao povo do Acre

O coronel da aeronáutica, José Airo Santos, filho de José Guiomard Santos, também foi homenageado (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O coronel da aeronáutica José Airo Santos, filho de José Guiomard Santos, também foi homenageado (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O coronel da aeronáutica José Airo Santos, filho de José Guiomard Santos, também foi homenageado. Ao discursar, Airo disse que era uma honra representar os demais agraciados e revelou que para ele a homenagem vem com sentimento de gratidão.

“Não foi uma luta fácil elevar o Acre de Território a Estado. Houve momentos em que os autonomistas quase perderam as esperanças. Mas um dia minha mãe me avisou que meu pai estaria no programa A Voz do Brasil, e quando ouvi o rádio anunciaram que meu pai tinha vencido, que o Acre se tornara Estado”, lembrou o coronel.

O coronel José Airo contou que após receber a notícia de que o Acre havia se tornado Estado enviou ao pai um telegrama desejando felicitações. “Me lembro que uma vez eu olhei a bandeira do Brasil e vi várias estrelas. Então, perguntei ao meu pai o que eram aquelas estrelas e ele me disse que cada uma delas representava um Estado. Então, no dia que mandei o telegrama para ele eu escrevi: ‘Parabéns por incluir mais uma estrela na nossa bandeira’”, revelou o coronel da Aeronáutica.

De acordo com José Airo, dias depois ele recebeu um telegrama do pai dizendo que de todas as felicitações recebidas a dele fora a mais criativa e original. “Meu pai disse que ninguém tinha atentado para aquele detalhe”, contou José Airo.

O coronel disse que tem muita gratidão ao povo do Acre e às homenagens que o Estado faz a seu pai.

Galeria de imagens

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter