Governo e Defesa Civil ampliam equipes para retiradas das famílias atingidas pela cheia do Rio Acre

Famílias desabrigadas estão sendo atendidas no Parque de Exposições (Foto:Sergio Vale)
Famílias desabrigadas estão sendo atendidas no Parque de Exposições (Foto:Sergio Vale)

Famílias desabrigadas estão sendo atendidas no Parque de Exposições (Foto:Sergio Vale)

O nível do Rio Acre continua preocupante. Na última medição, realizada às 9 horas desta terça-feira pela Defesa Civil, foi registrada a marca de 15,06 metros – mais de um metro acima da cota de transbordamento, que é de 14 metros. Até agora a cheia do Rio Acre desabrigou 60 famílias, totalizando 217 pessoas atingidas. Elas estão abrigadas no Parque de Exposição.

Os bairros mais atingidos são a Baixada da Habitasa, Ayrton Senna, Taquari, Seis de Agosto e Adalberto Sena. Na manhã de hoje, o coronel Gilvan Vasconcelos, representante da Defesa Civil Municipal, esteve reunido com os comandantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros, José Anastácio e Flávio Pires, para definir o número de pessoas e de equipamentos necessários para a retirada das famílias nas regiões que estão sendo alagadas.

“A orientação é de que as famílias entrem em contato com a Defesa Civil quando a água estiver perto do assoalho das casas. Será feita uma vistoria avaliando a necessidade. As pessoas também devem estar atentas à parte elétrica e ao animais peçonhentos”, alertou Gilvan Vasconcelos.

O governo do Estado autorizou o direcionamento de pessoas e de equipamentos em virtude da cheia do Rio Acre. “Temos que atender às necessidades das famílias que estão sendo atingidas, e para isso dispor de equipamentos e fazer o direcionamento de equipes para atuar na parte operacional em apoio ao trabalho que vem sendo realizado pela Defesa Civil”, detalhou o comandante Flávio Pires.

Já o comandante José Anastácio disse que o policiamento nas áreas alagadas será reforçado, inclusive com a utilização de barcos, e um pelotão com 36 policiais militares será colocado à disposição da Defesa Civil diariamente para ajudar no processo de retirada, desembarque dos pertences e na logística de apoio aos desabrigados.

As famílias que estão no Parque de Exposição recebem atenção efetiva da prefeitura de Rio Branco. Elas recebem três refeições ao dia, contam com serviço médico permanente (o atendimento é realizado em um posto fixo. Se necessário, o abrigado é levado para a unidade de saúde a partir de agendamento prioritário), a Polícia Militar faz a segurança do local e há um acompanhamento constante das crianças e menores.

De acordo com o relatório da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil a situação é de alerta em Sena Madureira e Cruzeiro do Sul. O Rio Iaco já atingiu 15,08 metros, a cota de transbordamento é de 15,20 metros. Já o Rio Juruá está com 12,44 metros, faltando 56 centímetros para atingir cota de transbordamento.