Governo e Prefeitura de Rio Branco montam frente de apoio aos idosos atingidos pela enchente do Rio Acre

Desde domingo, 19, a Divisão Estadual de Saúde do Idoso (Sesacre) e a área técnica municipal de Saúde do Idoso (Semsa) realizam uma frente de apoio às pessoas idosas desabrigadas pela cheia do Rio Acre, em Rio Branco.

Cerca de 90 idosos estão acolhidos nos cinco abrigos públicos. Desses, 62 já receberam atendimento, desde consultas médicas até a distribuição de medicamentos e material para higiene. De acordo com a gerente da divisão estadual, Rossy Ramos, para identificar as pessoas idosas foi realizado um reconhecimento nos abrigos e discutidas, juntamente com os coordenadores, estratégias para amenizar o sofrimento do impacto das enchentes no cotidiano deles.

Uma equipe de voluntários, formada por 13 pessoas, entre servidores públicos, cuidadores de idosos, membros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, e coordenadores do Departamento de União dos Idosos da Igreja Assembleia de Deus estarão todos os dias dando suporte técnico especial aos idosos atingidos pela enchente.

Para monitorá-los foi elaborado um prontuário de necessidade e de cuidados. Todos os dias a equipe realiza visitas aos boxes, levanta as necessidades de cada um, orienta quanto aos cuidados e o uso de medicação e dá agilidade ao processo das demandas.

Entre as necessidades relatadas estão a falta de alguns medicamentos – muitos deles tomam remédios todos os dias e há a necessidade de adquiri-los nos centros de saúde -, material para higiene bucal, auxilio no banho e fralda descartável. Para os idosos acamados são disponibilizados colchão, roupa e consulta médica.

“Nosso papel é não deixar os idosos sem assistência dentro dos abrigos, uma vez que eles têm necessidades diferenciadas e não podem esperar. Durante nossas visitas detectamos muitos idosos depressivos por terem perdidos seus bens. De imediato fizemos uma parceria com a Firb/Faao, por meio da Coordenação de Psicologia. Todos os dias, dois acadêmicos do quarto ano de Psicologia – distribuídos por abrigo – realizam acompanhamento psicológicos a esses idosos”, relatou Rossy.

Rossy conta que durante a visita aos boxes foi identificado um idoso de 69 anos, morador do bairro Taquari, portador de Alzheimer. Acamado, necessitava de um banho. A cuidadora realizou o banho e passou as orientações quanto aos cuidados com o paciente. Há outras pessoas com graves problemas de saúde. Esses idosos serão acompanhados pela equipe até que retornem ao seus lares.

“Sabemos do compromisso do governador Tião Viana e da secretária de Saúde Suely Melo com a saúde da população do Acre, em especial a pessoa idosa. Levando-se em consideração que há muitas famílias desabrigadas e que muitos são idosos, pensamos nessa frente de trabalho. Com certeza as ações desenvolvidas vão amenizar o sofrimento dessas pessoas e de seus familiares. Estaremos à disposição dos idosos durante 24 horas”, garantiu a gerente.

Caso algum idoso desabrigado pela enchente não tenha recebido a visita da equipe, deve entrar em contato nos telefones (68) 9997-3510 (Rossy Ramos – gerente da Divisão Estadual de Saúde do Idoso) ou (68) 9212-2601 (Valgerlângela Souza – responsável pela Área Técnica de Saúde do Idoso.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter