Indústria de calçados Veja amplia parceria com o Acre

Na manhã  deste sábado, 30, o representante da empresa no Brasil, Isao Itahashi, acompanhado da empresária Bia Saldanha, visitou o governador Tião Viana

governador_foto_sergio_vale_001_0997s5s6777s65f.jpg
governador_foto_sergio_vale_1_887e73jgkhdu3838.jpg

o governador Tião Viana pediu a Isao Itahashi que levasse à direção da Veja a proposta de montar uma planta industrial no Acre (Foto: Sérgio Vale/Secom)

A indústria francesa de calçados Veja, que produz a partir de matérias-primas que estão em consonância com o equilíbrio ambiental e com o desenvolvimento sustentável das regiões produtoras, quer ampliar a parceria que já desenvolve com o Acre. Há três anos, a empresa compra borracha dos seringais acreanos e quer continuar essa parceria por muitos outros anos.

Na manhã deste sábado, 30, o representante da empresa no Brasil, Isao Itahashi, acompanhado da empresária Bia Saldanha, visitou o governador Tião Viana. O executivo veio ao Acre renovar os contratos da empresa com os produtores por mais dois anos, e garantiu que há a intenção de continuar adquirindo borracha no Estado por muitos outros anos. Na oportunidade, Isao Itahashi, presenteou Tião Viana com um tênis produzido a partir de borracha nativa dos seringais acreanos e tecido do mais puro algodão orgânico do Ceará. O tênis, que é um dos produtos da linha esportiva da Veja, tem um percentual de 91,3% de borracha nativa.

Nos últimos três dias, Isao e Bia Saldanha, que desenvolve trabalho de consultoria para a Veja e atua como representante dos produtores de borracha da região de Assis Brasil, visitou seringais nativos, conheceu o processo de produção da borracha, a indústria de preservativos Natex e demais estágios da cadeia produtiva da borracha no Acre.

Isao Itahashi, que já trabalha há mais de 40 anos com a indústria de calçados no país, disse ter ficado impressionado com o que viu no Acre. “Eu não conhecia e fiquei maravilhado com o que vi”, disse o executivo da Veja. “O que mais me impressionou foi o apoio que esse produtores estão recebendo do governo do Estado”, afirmou Itahashi.

O governador Tião Viana agradeceu a presença de Isao Itahashi e o presente recebido. Ele elogiou a atuação da Veja e o seu compromisso social e ambiental. Viana falou do atual processo de desenvolvimento do Estado e dos incentivos para a instalação de indústrias na Zona de Processamento de Exportação (ZPE). Partindo desses argumentos, o governador do Acre pediu a Isao Itahashi que levasse à direção da Veja a proposta de montar uma planta industrial no Acre.

governador_foto_sergio_vale_3_9090s98s9s.jpg

O contrato firmado pela Veja prevê a aquisição de 25 toneladas de borracha acreana por um período de dois anos (Foto: Sérgio Vale/Secom)

“Oferecemos a isenção fiscal como vantagem para a empresa e a garantia que a importação dos insumos também terá isenção total. Além disso, a indústria estará instalada bem mais perto da matéria-prima, que é a nossa borracha nativa de alta qualidade, e as facilidades para a exportação para os mercados asiáticos e da costa leste dos Estados Unidos e Canadá, bem como todo um mercado consumidor do Peru e Bolívia”, disse Tião Viana.

Bia Saldanha disse que a Veja trabalha há três anos com a tecnologia da folha defumada líquida (FDL), que é uma técnica desenvolvida pelo professor Floriano Pastores, da Universidade de Brasília (UnB). A FDL vinha sendo empregada na Amazônia em caráter experimental. “Foi no Acre que essa técnica encontrou melhor resultado, tanto do ponto de vista da organização comunitária, como do ponto de vista da qualidade do produto”, explicou Bia Saldanha. “Quando o trabalho com a FDL passou a ser desenvolvida em parceria com a Veja, o resultado positivo foi muito maior. De Assis Brasil, que foi onde esse trabalho começou, essa tecnologia já se espalhou por outros seis municípios e já temos 250 unidades de produção que já estão prontas para iniciar produção, graças a apoio do governo”, afirmou a empresária. “Nos agora vamos buscar novos clientes para essa nova oferta de borracha”, completou.

O contrato firmado pela Veja prevê  a aquisição de 25 toneladas de borracha acreana por um período de dois anos.