Ministério da Integração destina recursos para municípios do Alto Acre

Dados oficiais da Defesa Civil Estadual apontam que mais de 22 mil pessoas foram afetas pela enchente do Rio Acre em Brasileia, Epitaciolândia e Xapuri. Nesta sexta-feira, 27, o ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, percorreu áreas afetadas pela cheia na região de fronteira. A visita, conduzida pelo governador Tião Viana, assegurou recursos do governo federal para a recuperação das cidades.

O Ministério da Integração Nacional vai destinar mais de 17 mil kits de cestas básicas, água potável, materiais de higiene e limpeza para as vítimas da enchente. A previsão é de que até a próxima segunda-feira, 2, os kits sejam entregues ao governo do Estado, que fará a distribuição para as prefeituras.

“Nós estamos empenhados no apoio emergencial dos municípios afetados pela enchente do Rio Acre. Também estamos apoiando o governo do Estado para que ele possa distribuir o benefício do aluguel social, tendo em vista que algumas famílias atingidas podem ser assistidas pelo programa”, ressaltou Gilberto Occhi.

Após a vazante das águas do Rio Acre, uma equipe do Ministério da Integração vai realizar o levantamento das casas afetadas pela cheia, para que o governo federal destine recursos ao Estado para a construção de novas residências. “O Programa Minha Casa, Minha Vida vai possibilitar a entrega de mil moradias na região do Alto Acre e outras mil em Tarauacá”, destacou o governador Tião Viana.

ministro-link3 ministro-link1

O prefeito de Brasileia, Everaldo Gomes, agradeceu os esforços do governo. “Hoje não existe partido, existe o povo em primeiro lugar, e seu coração é grande, governador Tião Viana. Nós tivemos aqui o apoio total das secretarias de Estado. O Corpo de Bombeiros esteve incansavelmente envolvido no trabalho de remoção das famílias”, enfatizou.

André Hassem, prefeito de Epitaciolândia, reforçou o pedido de assistência ao município. “O Estado tem nos ajudado, e agora nós contamos com o reforço da Presidência da República e o apoio da nossa bancada federal e estadual”, afirmou.