Instalado no Parque de Exposição desde o dia 27 de fevereiro, o Ministério Público Estadual tem trabalhado em conjunto com a prefeitura de Rio Branco e governo do Estado no sentido de levar aos cidadãos que estão abrigados no espaço uma série de serviços públicos. O MPE implantou o Grupo Especial de Apoio e Atuação para prevenção e resposta a situações de emergência ou estado de calamidade devido à ocorrência de Desastres (GRPD), e tem atuado durante a enchente do Rio Acre.

Entre as ações do MPE estão o trabalho de orientação de mulheres vítimas de violência doméstica, rondas e abordagens, encaminhamentos aos órgãos competentes e orientações às questões ligadas à infância e juventude. O atendimento aos desabrigados é feito por um procurador de justiça e seis promotores. Já foram realizados mais de 230 atendimentos e 100 abordagens em parceria com os órgãos de segurança do Estado.

“O Ministério Público tem trabalhado para garantir o exercício da cidadania a todas as famílias acolhidas no abrigo. Não deixamos de atender ninguém. Os atendimentos são uma forma de amparar e assistir as pessoas”, destacou o promotor Almir Fernandes Branco. Ele afirmou ainda que, quando a demanda não pode ser revolvida pelo Ministério Público, a instituição tem tido a preocupação de levar a pessoa para ser atendida pelo órgão competente. “Os atendimentos são os mais variados. Já realizamos mediação de conflitos e acordos, além de fazer o encaminhamento aos órgãos competentes pela demanda apresentada.”