OCA transfere alguns serviços para o Parque de Exposições

Objetivo principal da ação é atender a pessoas que perderam seus documentos pessoais durante a alagação (Assessoria OCA)
Objetivo principal da ação é atender a pessoas que perderam seus documentos pessoais durante a alagação (Assessoria OCA)

Objetivo principal da ação é atender a pessoas que perderam seus documentos pessoais durante a alagação (Assessoria OCA)

A Central de Serviços Públicos – OCA Rio Branco está com uma equipe no Parque de Exposições para atender a pessoas que perderam documentos pessoais durante a cheia do Rio Acre. São oferecidos, em parceria com o Instituto de Identificação, serviços de emissão da 1ª e 2ª Via da Carteira de Identidade, CPF e orientações de como obter outros documentos que não estão sendo produzidos pela OCA, nos abrigos. Em média são atendidas 80 pessoas por dia.

“Através desta ação o Governo do Estado do Acre tem procurado garantir a reposição dos documentos pessoais de moradores dos bairros inundados, que foram danificados, ou mesmo perdidos por causa da alagação. A OCA está trabalhando desde a sexta-feira de carnaval com voluntários no Parque de Exposições e demais abrigos a fim de garantir aos cidadãos o seu documento pessoal, facilitando, desta forma, a retomada de vida. A ideia é poder acolher ao cidadão no espaço que ele está para que não precise se deslocar depois até a OCA”, afirmou Sídia Gomes, diretora da OCA.

Até a semana passada foram feitas 122 Carteiras de Identidade. Devido à necessidade, o documento está sendo produzido em três dias.

“A OCA está atendendo os cidadãos das 8 da manhã às 16 horas, de forma ininterrupta. Envolvidos na produção de documentos pessoais nós temos, diariamente, 20 servidores e nos demais serviços voluntários 50”, disse Waniza Beatriz, coordenadora de implantação da OCA.

A moradora do Taquari Djanira de Oliveira, 23, perdeu parte de seus bens e documentos na alagação. Atualmente, ela e o marido, ambos abrigados no Parque de Exposições, estão desempregados. “Teremos de recomeçar tudo e ter gastos neste momento é algo muito complicado para nós. Então esta ação da OCA é de muita valia, porque teremos os nossos documentos sem pagar nada. Agradecemos toda a ajuda que estamos recebendo, é muito bom poder contar com a disponibilidade de todos os voluntários e do nosso Governo”, disse Djanira.

Abrir mão do conforto do lar e do carinho da família para se dedicar a pessoas que não conhece, não é para qualquer um: o servidor da OCA Gilmário Ferreira está ajudando na emissão de documentos pessoais no Parque de Exposições. Seu trabalho começou antes do carnaval, com a montagem do espaço, e perdurou sem interrupções por toda a quadra momesca e final de semana. “Ajudar as pessoas que foram atingidas pela cheia do Rio Acre é o mínimo que fazemos, pois num momento caótico como este é que realmente nos damos conta do quanto somos abençoados. Então trabalhar em favor do nosso próximo é uma forma de retribuir o que a vida nos dá de bom todos os dias. E ver a satisfação no olhar dessas pessoas já paga todo o esforço que fazemos. É muito compensador”, garantiu ele.

Por localiza-se próximo ao Rio Acre, a OCA Xapuri fechou suas portas na quinta-feira, 23, e todos os serviços foram transferidos para os seus órgãos de origem. Alguns atendentes da OCA estão à disposição da Prefeitura de Xapuri que trabalha em favor dos cidadãos afetados pela cheia do rio.

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