Parceria entre governo e prefeitura garante alimentação para todos os desabrigados de Rio Branco

Refeições são servidas com apoio de voluntários (Val Fernandes)
Refeições são servidas com apoio de voluntários (Val Fernandes)

Refeições são servidas com apoio de voluntários (Val Fernandes)

Rio Branco conta ate na manhã desta sexta-feira, 25, com 1.536 famílias desabrigadas aos cuidados da prefeitura e governo do Estado. São mais de 5.800 pessoas que não possuem a casa de amigos ou parentes para se refugiar durante a cheia do Rio Acre e precisam de uma estrutura que lhes dê condições dignas para seguir com a vida. Além dos espaços destinados para o alojamento dessas famílias, cuidar da boa alimentação de todos é fundamental nesse momento.

Atualmente, há seis espaços servindo de abrigo público: Parque de Exposições, Ginásio do Sesi, Sest/Senat, Sesc Bosque, Sebrae e Avenida Amadeo Barbosa. São distribuídas para os desabrigados mais de 17.500 refeições diariamente, entre café da manhã, almoço e jantar.

“A partir dessa sexta-feira, 24, vamos servir também um lanche para crianças e idosos. Uma ideia do governador Tião Viana e que será fornecida a cada dois dias”, destacou a secretária de Assistência Social de Rio Branco, Estefânia Pontes. Há ainda a distribuição de leite e massas para as crianças e idosos, além de fraldas descartáveis.

A conta de toda essa alimentação é dividida entre governo do Estado e prefeitura de Rio Branco. Todas as refeições são servidas através da distribuição de marmitas, adquiridas por empresas terceirizadas.

Só no Parque de Exposições, onde se encontram 4.404 pessoas, são servidas diariamente mais de 13 mil refeições. Todos os dias, antes de começar a distribuição da comida, algumas pessoas já se juntam nos portões do Tatersal. “Alguns vêm e ficam no portão esperando porque preferem assim, não há necessidade de vir com muita antecedência, ninguém passa mais que 40 minutos na fila”, garante Alzirene Saldanha, coordenadora da distribuição de alimentos.

Alzirene conta com uma equipe de mais de 20 pessoas, muitos voluntários, que fazem seu trabalho de forma dedicada e sempre com um sorriso no rosto. Todos os desabrigados possuem o Cartão Alimentação e são organizados em filas. Enquanto um grupo de trabalhadores descarrega as refeições, outro organiza as prioridades, criando uma fila apenas para idosos e gestantes.

A secretária Estefânia Pontes aproveitou o momento para agradecer todos que trabalham para ajudar os desabrigados da cheia do Rio Acre. “Desde os servidores municipais e estaduais que pediram licença de seus serviços para vir aqui ajudar, além de organizações e pessoas que vieram por conta própria, temos hoje 500 pessoas trabalhando em todos os abrigos 24 horas por dia. Ainda ficaremos nessa situação por no mínimo 20 a 30 dias, e não param de chegar famílias. Ter esse voluntariado ao nosso lado é fundamental”, reconhece.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter