Quinteto Violado traz uma noite inesquecível de Luiz Gonzaga para o Arraial Cultural

Show foi acompanhado da final do Concurso Estadual de Quadrilhas

Em mais uma noite de baixas temperaturas no estacionamento do estádio Arena da Floresta, o Arraial Cultural recebeu em seu palco principal um dos maiores representantes da música brasileira, o Quinteto Violado. O grupo trouxe para essa sexta-feira, 16, um show muito especial, cantando canções exclusivas de Luiz Gonzaga e esquentando o público, fazendo todos dançarem ao som de conhecidas canções como "Asa Branca", "Numa sala de Reboco", "Vida de viajante" e "Olha pro Céu" (uma das músicas mais tocadas em arraiais pelo Brasil).

Em entrevista, Marcelo, um dos integrantes da banda, contou que esta não foi a primeira vez do Quinteto Violado no Acre.  "Nós já estivemos aqui com o projeto Pixinguinha e também em outras oportunidades, mas faz muito tempo. Eu fiquei muito encantado com o porte da cidade, a estrutura toda que a gente percebeu, principalmente cultural, com a biblioteca, eu fiquei muito impressionado".

O Quinteto já está há 39 anos na estrada, completando 40 em breve, e tem uma forte tradição em festas populares. "Esse ano fizemos o São João em São Paulo, o São João no nordeste, lá em Pernambuco, lá na Paraíba, e estamos sempre participando dessas atividades juninas e carnavalescas também", explica Dudu, outro membro do Quinteto.

E por que um show apenas com músicas de Luiz Gonzaga? Marcelo explica: "Eu acho que Luiz Gonzaga em qualquer canto do Brasil é uma notícia. Ele é um dos ícones da cultura brasileira, um dos cancioneiros mais importantes. E a leitura que o Quinteto faz dele é muito especial, porque o Quinteto foi praticamente estimulado a existir a partir da obra de Gonzaga. A gente está feliz por estar aqui com essa oportunidade de mostrar nosso trabalho".

img_8395.jpg img_8394.jpg img_8423.jpg

Final do Concurso Estadual

A noite de sexta-feira também marcou a final do Concurso Estadual de Quadrilhas. Como Acre é sede do Concurso Nacional que começa nesse sábado, 17, o Estado tem o direito de ter duas quadrilhas na competição. A primeira quadrilha classificada para o nacional é a Pega Pega, da Conquista, em concurso realizado pela Liga de Quadrilhas Juninas do Acre. Na noite de sexta feira, após as últimas apresentações, a quadrilha Matutos da Roça levou o primeiro lugar do concurso estadual e a segunda vaga acreana para o nacional.

Segundo Aurimar Aragão, presidente da Liga de Quadrilhas Juninas do Acre, a avaliação aconteceu em 5 quesitos: harmonia, evolução, conjunto, casamento e originalidade. "As quadrilhas foram muito boas, tiveram algumas polêmicas, mas elas foram superadas", conta Aurimar. Os jurados que avaliaram as quadrilhas estudais foram Derivaldo Albuquerque, Ed Bastos, Daniel Klein, Regina Cláudia e Alex Mathos. A campeã encerra as apresentações do concurso nacional nesse domingo, 18.

img_8491.jpg

"Nesse sábado teremos 10 grupos participando do concurso nacional, que já estão na cidade, mortos de frios, mas está tudo bem, estão todos soltos com o arraial, e impressionados. Os integrantes do Boi Garantido e Caprichoso também já chegaram e se assustaram com o frio. Esse frio é inusitado, mas acaba aquecendo o coração desse pessoal tão animado", brinca Karla Martins, um das coordenadoras do evento.

Confira a classificação do 12º Concurso Estadual de Quadrilhas:

1º: Matutos da Roça
2º Malucos na Roça
3º Fogo no Rabo
4º Sassaricando na Roça
5º Escova do Banguela

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter