Rio Juruá ultrapassa cota de transbordamento e quatro famílias foram retiradas

Em medição realizada na manhã desta quinta-feira, 23, o Rio Juruá chegou aos 13,35 metros, 35 centímetros acima do nível de transbordamento (Onofre Brito)

Em medição realizada na manhã desta quinta-feira, 23, o Rio Juruá chegou aos 13,35 metros, 35 centímetros acima do nível de transbordamento (Onofre Brito)

Em medição realizada na manhã desta quinta-feira, 23, o Rio Juruá chegou aos 13,35 metros, ou seja, 35 centímetros acima do nível de transbordamento. No entanto, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) estão tranquilos. Até agora foram retiradas apenas quatro famílias no bairro da Lagoa, que é sempre o primeiro atingido em casos de alagamentos. Segundo o comandante do CBM, major Araújo, no mês de dezembro o rio alcançou a cota de 13,50 metros, desalojando treze famílias.

As notícias provenientes da região do Alto Juruá reforçam a expectativa de que neste ano não haverá grandes consequências com a cheia do rio, mas o major Araújo garante que tanto os bombeiros quanto a Coordenadoria de Defesa Civil estão preparados para situações de emergência.

Carnaval mais tranquilo
O carnaval na região de Cruzeiro do Sul foi um dos mais tranquilos dos últimos tempos, tendo concorrido para isso o trabalho preventivo realizado pela Polícia Militar e pelo Detran, apoiado pelo Batalhão de Trânsito da PM. Segundo informação do capitão Moura, comandante interino do 6º BPM, nas quatro noites de carnaval foram anotadas 73 ocorrências em Cruzeiro do Sul, com quase igual número de pessoas detidas. Mas foram todos casos simples, como embriaguez ou porte de arma branca.

Em Mâncio Lima, que tem fama de carnaval animado, foram 18 ocorrências, com 22 pessoas detidas. No trânsito foram registrados apenas dois acidentes, sem vítimas graves. O resultado é fruto de ações preventivas montadas pelo Detran e PM já desde o início do mês. Foram feitas blitze fixas em locais, como a entrada da cidade, vinda pela Ponte do Juruá, na estrada da Ieval, na AC-405 (para Rodrigues Alves) e na AC-407 (para Mâncio Lima). Também foram montadas blitze móveis nos bairros.

O gerente da Ciretran local, Valdeci Dantas, acredita que as ações preventivas foram fundamentais para coibir a violência no trânsito. Segundo ele, apenas 5% dos motoristas se recusaram a fazer o teste do bafômetro: mais de 100 pessoas foram flagradas com quantidades superiores às permitidas de álcool no sangue.