Sky Reino Unido e WWF-Brasil renovam parceria com o Acre

 Deputado estadual Manoel Morais (PSB) ressalta a importância de conceder alternativa econômica para os moradores da floresta (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Deputado estadual Manoel Morais (PSB) ressalta a importância de conceder alternativa econômica para os moradores da floresta (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O governo do Estado, empresa Sky Reino Unido e a organização não governamental WWF Brasil reafirmaram a parceria iniciada em 2009, para beneficiar famílias que vivem na ZAP – BR-364 (Zona de Atendimento Prioritário, localizada entre Feijó e Manuel Urbano). O compromisso foi feito através da assinatura do memorando de entendimento, documento que estabelece os termos e condições da parceria, que entra na segunda edição.

Mauro Armelin, superintendente de Conservação do WWF-Brasil, elogiou o projeto acreano que deu origem à parceria: a certificação da propriedade rural. Ele ressaltou que essa ação é pioneira no país porque vai além da preservação da terra, ao trabalhar uma forma integrada de manejar a propriedade. “É inclusão familiar, geração de renda, melhoria da economia local e, também, o manejo da área sem desmatamento e melhorando as condições de vida das pessoas”, comentou.

Edegard de Deus, secretário de Meio Ambiente, explica que serão investimentos tanto em bônus que essas famílias vão receber por estar tendo práticas sustentáveis em relação à agricultura, como também fomento à criação de pequenos animais, piscicultura, exploração extrativista do açaí, da borracha, manejo do pirarucu e outras atividades diversificadas na região.

A expectativa é de que agora sejam garantidos, no mínimo, mais R$ 8 milhões, que vão beneficiar 1.250 famílias. O governador Tião Viana lembrou que o dinheiro complementa o esforço do Estado para fomentar o surgimento da classe média baseada na economia florestal. “O resultado vai ser uma mudança na qualidade do padrão de vida das pessoas que vivem nessas comunidades isoladas. É alegria no coração e gratidão”, concluiu Tião Viana.

Edgard de Deus,secretário de Meio Ambiente do Acre, apresenta metas do projeto (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Edegard de Deus,secretário de Meio Ambiente do Acre, apresenta metas do projeto (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Durante a solenidade, o governador falou ainda sobre a proposta de um intercâmbio entre crianças do Reino Unido e do Acre para conhecer como é a vida nas respectivas localidades e o relacionamento de cada uma com a preservação dos recursos naturais e responsabilidade ambiental.

Projeto Sky Protegendo Florestas “Sky Rainforest Rescue”

Em outubro de 2009, o WWF REINO UNIDO entrou em um acordo com a Rede de TV britânica SKY e, posteriormente, com o WWF-BRASIL, o qual firmou entendimento com o GOVERNO DO ACRE, em relação à  implementação do Projeto “Protegendo Florestas” (Sky Rainforest Rescue), na Zona de Atendimento Prioritário da BR-364 e circunvizinhanças (incluindo localidades dos municípios de Feijó, Tarauacá, Manoel Urbano, Santa Rosa do Purus e Jordão).

O objeto dessa primeira fase do projeto foi contribuir para a proteção de um bilhão de árvores em pouco mais de 3 milhões de hectares de floresta na Amazônia e arrecadar fundos vitais para os programas do WWF no Brasil e na Amazônia.

Resultados da primeira fase do projeto

A empresa britânica realizou a campanha para arrecadar doações e contou com milhares de pessoas que contribuíram com pequenas quantias.

Mauro Armelin, superintendente de Conservação do WWF-Brasil, elogia políticas acreanas de conservação e uso dos recursos naturais (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Mauro Armelin, superintendente de Conservação do WWF-Brasil, elogia políticas acreanas de conservação e uso dos recursos naturais (Foto: Sérgio Vale/Secom)

A campanha captou mais de 3 milhões de libras junto ao público do Reino Unido – e a Sky dobrou a quantia arrecadada –, o que resultou em mais de 6 milhões de libras. Em reais, a quantia corresponde aproximadamente 21 milhões.

O projeto foi reconhecido recentemente com o prêmio de melhor parceria de caridade no Business Charity Awards 2013, em Londres (Reino Unido). 

Metas até 2016

Governador Tião Viana fala sobre o surgimento da classe média baseada na economia florestal (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Governador Tião Viana fala sobre o surgimento da classe média baseada na economia florestal (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Apoio às ações do Programa de certificação de propriedades rurais do Estado do Acre: apoio em ações de fomento, assistência técnica e pagamento de bônus.

Apoio e fortalecimento das cadeias produtivas da borracha, do açaí, e do pirarucu.

Ações de Educação Ambiental e fortalecimento social.

Sistema Incentivo de Serviços Ambientais.

Monitoramento do uso da terra.

Planejamento do uso da terra.

Essa segunda fase do projeto, que terá como base os mesmos princípios da primeira, deve contribuir para garantir uma economia de baixo carbono com alta inclusão social e em bases ambientalmente sustentáveis para o futuro no Estado.