Tião Viana garante apoio para comerciantes atingidos pela enchente

O presidente da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), José Paulo Dornelles Cairoli, reuniu-se com o governador Tião Viana, nesta quinta-feira, 1, para pedir apoio aos comerciantes que tiveram seus bens atingidos pela alagação. O governador apresentou um breve relato sobre a situação do Estado e falou das medidas que serão tomadas.

Governo vai anunciar pacote de medidas nesta sexta-feira (Sérgio Vale/Secom)

Governo vai anunciar pacote de medidas nesta sexta-feira (Sérgio Vale/Secom)

De acordo com o governador Tião Viana, será anunciado nesta sexta-feira, 2, o pacote de medidas que o governo vai tomar para ajudar na recuperação econômica e social das famílias atingidas. Entre as medidas, a Caixa Econômica Federal vai apresentar uma opção de crédito chamada Linha Branca, voltada para a compra de eletrodomésticos, e o Banco do Brasil, uma linha destinada a comerciantes.

Cairoli está preocupado com a situação de centenas de pequenos e médios comerciantes que tiveram seus bens atingidos pela maior alagação que o Acre já viveu e pediu apoio para que os empresários possam se reerguer. A pauta do encontro também incluiu projetos da CACB em andamento. “O comércio foi amplamente atingido e, por essa razão, precisa de ajuda”, disse Cairoli.

De acordo com o diretor-financeiro da CACB e presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Acre (Federação), George Pinheiro, há cidades como Brasileia, situada a 225 km da capital, que foram muito atingidas. “O comércio de Brasileia, por exemplo, teve um prejuízo enorme e a Associação Comercial do município foi totalmente destruída. As enchentes atingiram mais de 100 mil pessoas em todo o Estado e deixaram cerca de sete mil famílias em abrigos públicos, além de milhares de famílias abrigadas em casas de amigos ou familiares.

Os projetos para o desenvolvimento econômico do Estado e o processo de industrialização que o Acre começa a trilhar também foram discutidos. O governador Tião Viana conversou com Cairole sobre a Zona de Processamento de Exportação (ZPE), a primeira a ser autorizada no Brasil e a única com a privilegiada localização próxima ao Oceano Pacífico.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter