Tião Viana reúne parlamentares para apresentar relatório dos municípios atingidos pelas cheias

O governador Tião Viana e o vice-governador César Messias, ao lado do representante da Defesa Civil Nacional, Armin Braun, reuniram os parlamentares acreanos para informar, com detalhes, a situação de cada município atingido pelas cheias dos rios e a atuação conjunta de atendimento às vítimas. A reunião foi na manhã desta quinta-feira, 23, e teve a participação dos senadores Aníbal Diniz e Jorge Viana, de vereadores, deputados estaduais e federais.

 

O governador Tião Viana e o vice-governador César Messias, ao lado do representante da Defesa Civil Nacional, Armin Braun, reuniram os parlamentares acreanos para informar, com detalhes, a situação de cada município atingido pelas cheias dos rios (Val Fernandes)

O governador Tião Viana e o vice-governador César Messias, ao lado do representante da Defesa Civil Nacional, Armin Braun, reuniram os parlamentares acreanos para informar, com detalhes, a situação de cada município atingido pelas cheias dos rios (Val Fernandes)

 

Rio Branco enfrenta a pior alagação de sua história em número de desabrigados e imóveis atingidos e desde o dia 9 de janeiro famílias estão abrigadas no parque de exposições. Quinze mil alunos estão sem aulas porque 20 escolas foram atingidas pela água. Nove módulos de saúde da família foram desativados. O Centro de Saúde Hidalgo de Lima, no bairro João Eduardo, também não está funcionando.

O senador Jorge Viana sugeriu que os parlamentares dividam suas equipes de gabinetes para o trabalho voluntário nos abrigos. “Este é um desastre da natureza que não tem coloração partidária. É um momento de se unir, de solidarizar, de trabalhar em conjunto”, disse. Aníbal Diniz parabenizou o trabalho integrado que vem sendo realizado pelo governo, prefeitura e Defesa Civil.

 

A reunião aconteceu na manhã desta quinta-feira, 23, e teve a participação dos senadores Aníbal Diniz e Jorge Viana, de vereadores, deputados estaduais e federais (Val Fernandes/Secom)

A reunião aconteceu na manhã desta quinta-feira, 23, e teve a participação dos senadores Aníbal Diniz e Jorge Viana, de vereadores, deputados estaduais e federais (Val Fernandes/Secom)

 

O deputado federal Henrique Afonso também fechou o gabinete e colocou o pessoal à disposição como voluntários nos abrigos. “Quero dizer que estou junto com o governo para enfrentar os desafios que virão quando as águas baixarem”, disse. Perpétua Almeida sugeriu que a população de Rio Branco seja avisada por meio de rádio e TV sobre o nível do rio, que vai continuar subindo e ainda não recebeu as águas que estão passando por Xapuri.

Armin Braun, representante da Defesa Civil Nacional, elogiou a coordenação do gabinete integrado de mobilização, pelo governador Tião Viana, e disse que o nível de organização atingido só é possível graças ao comando eficaz com o qual tem sido conduzido. “Nada faltará ao povo do Acre e essa é a orientação dada pela presidente Dilma”, disse.

Brasileia

Brasileia vive a pior alagação de sua história (Cedida)

Brasileia vive a pior alagação de sua história (Cedida)


 

O município vive a pior alagação de sua história e 95% da cidade foi tomada pelas águas. Todos os imóveis urbanos (4,9 mil) foram atingidos pela cheia. A régua de medição do Rio Acre marca até 14,26 metros. Ela ficou submersa. A estimativa é de que 19,6 mil pessoas tenham sido atingidas pelas águas e sete mil estão desabrigadas, alojadas em abrigos públicos ou casas de parentes. Lá o nível do rio está baixando da mesma forma como subiu: extremante rápido. Isso tem causado estragos consideráveis nas estruturas dos imóveis, e muitas casas, além de comércios, estão desabando. Móveis, aparelhos eletrônicos, roupas e até carros ficaram submersos, pois não houve tempo de retirar nada de dentro das casas. Somente em Brasileia estão 110 homens do Exército, 160 policiais militares e 25 bombeiros, além de servidores do governo e prefeitura.

Xapuri

Xapuri está  recebendo agora as águas que já passaram por Assis Brasil e Brasileia. O nível do Rio Acre lá está em 15,56m e 360 imóveis estão atingidos, sendo 20 na zona rural. A cidade está com 487 pessoas desabrigadas, alojadas em abrigos ou casas de familiares. Dois pelotões do Exército estão na cidade para somar esforços no auxílio aos desabrigados.

Assis Brasil

Boa parte da cidade foi inundada e a régua que mede o nível do Rio Acre (até 14,70m) ficou submersa. Hoje o nível é de 4,70m.

Cruzeiro do Sul

O nível do Rio Juruá em Cruzeiro do Sul acionou o alerta. Desde o dia 17 o volume das águas está subindo todos os dias.

Santa Rosa

O Rio Purus baixou, mas deixou danos graves. Sete aldeias indígenas foram completamente destruídas. No município foram atingidos 157 imóveis e 290 pessoas ficaram fora de suas residências.

Bairros mais atingidos em Rio Branco:

São estes os bairros mais atingidos na capital acreana. Muitas famílias tiveram suas casas atingidas pela cheia e estão ilhadas, embora se recusem a sair dos imóveis. O governo e a prefeitura iniciaram hoje a entrega de sacolões e galão de água nesses locais: Taquari, Seis de Agosto, Base, Cidade Nova, Adalberto Aragão, Cadeia Velha, Boa União e Ayrton Senna.