Valorização do servidor garante gestão pública mais eficaz

Atualmente o estado do Acre conta com a importante colaboração, na prestação de serviços oferecidos à população, de mais de 44 mil servidores que atuam nas secretarias e órgãos governamentais.  Esse número cresce a cada dia, gerando uma folha de pagamento que chega a mais de R$ 160 milhões por mês.

Para a secretária Flora Valladares, valorizar o servidor público, incentivá-lo a crescer, é investir na qualidade dos serviços prestados ao cidadão. “Um servidor motivado, capacitado, cumpre com prazer a sua missão institucional: servir a sociedade de todo o coração”, diz.

Servidores de diversas secretarias e órgãos participam de Curso de Formação Continuada ( Foto: Assessoria SGA)
Servidores de diversas secretarias e órgãos participam de Curso de Formação Continuada ( Foto: Assessoria SGA)

O governo do Estado tem oportunizado o ingresso de mais profissionais ao mercado de trabalho nos setores públicos, por meio da realização de concurso público, seja para cargos efetivos ou provisórios.

A Secretaria de Estado da Gestão Administrativa (SGA) é a responsável pela organização de todos os certames para contratação de novos servidores estaduais. Segundo dados do Departamento de Recrutamento e Seleção da SGA, no momento existem 19 concursos em andamento, que preveem a contratação de mais de nove mil servidores, entre efetivos e provisórios.

Para incentivar esses profissionais, os novos modelos aprovados de Planos de Cargo, Carreira e Remuneração (PCCR) determinam a premiação e promoção de servidores, de maneira individual e coletiva, quando as metas estabelecidas por cada setor são alcançadas. Em 2013 o estado pagou mais de R$ 27 milhões em premiações para o servidor. Até o mês de abril deste ano o valor já ultrapassa a casa dos R$ 11 milhões.

Formação Continuada

Além disso, o Estado tem desenvolvido projetos de valorização dos servidores. Um exemplo é o Projeto de Formação Continuada do Servidor Público, uma iniciativa da SGA que identifica instrutores e monitores, por meio do banco de talentos, para ministrar cursos de capacitação aos demais servidores. A meta é capacitar cada funcionário em 300 horas/aula, melhorando dessa forma o atendimento prestado à população.

Os servidores são certificados pela Fundação Escola do Servidor Público, que, além de colaborar com os cursos de formação continuada, oferece em média 30 cursos de diversas áreas e abordagens, além de pós-graduação, e chega a capacitar cerca de mil servidores anualmente.
 

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