Vigilância Epidemiológica estadual divulga orientações de higiene e saúde para desabrigados

A Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde irá distribuir cartilhas com orientações sobre saúde e higiene para as pessoas atingidas pelas cheias dos rios no Acre. Nos abrigos, além das cartilhas, serão espalhados cartazes com informações básicas para evitar doenças diarreicas, hepatites, tuberculose, sexualmente transmissíveis, as transmitidas pela água contaminada (como leptospirose) e ainda dicas de nutrição e cuidados especiais com bebês, mulheres grávidas e idosos.

No maior abrigo, localizado no Parque de Exposições Marechal Castelo Branco, o sistema de rádio interno irá divulgar as informações para o controle de doenças contagiosas.  Entre os dados que serão divulgados está a atenção com a higiene pessoal. A Vigilância Epidemiológica também sugere que a população evite andar com os pés diretamente no chão (usar sandálias ou sapatos), ficar muito tempo coma roupa molhada, compartilhar roupa íntima com outras pessoas, bem como copos, pratos, talheres e objetos que são levados à boca.

Lavar as mãos antes das refeições, de amamentar e de tocar uma pessoa doente, e após usar o banheiro, trocar fraldas, assoar o nariz, espirrar e tossir, tocar no lixo ou em objetos que tenham estado em contato com água da enchente são dicas importantes para evitar doenças. Quanto à higiene nos abrigos, as autoridades de saúde orientam a população a manter os boxes limpos, não jogar lixo no chão, não fumar nas dependências dos abrigos e manter o volume de rádios e TVs baixo para não perturbar as demais pessoas acolhidas.

Em cada um dos cinco abrigos (Parque de Exposição, Sest/Senat, Sebrae, Ginásio Coberto e Sesc Bosque) há equipes da Sesacre. Servidores e voluntários junto com servidores da Secretaria Municipal de Saúde acompanham as ações de atendimento médico, distribuição de medicamento, prevenção de doenças provocadas pelo contato com água suja e educação em saúde.