Acreanos apostam em negócio próprio para driblar a crise

A confecção e comercialização dos jalecos é que garante a renda da família (Foto Diego Gurgel/Secom)
Confecção e comercialização dos jalecos garantem a renda da família (Foto Diego Gurgel/Secom)

A crise econômica tem estimulado a criatividade do brasileiro. Com menos ofertas de emprego no mercado, as pessoas estão deixando de ser empregadas para se tornarem donas do próprio negócio.

Dados da última pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), divulgada em fevereiro deste ano pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), revelam que, de cada dez brasileiros adultos, quatro já possuem ou estão envolvidos com a criação de uma empresa.

Em 2015, a taxa de empreendedorismo no país foi de 39,3%, registrando o maior índice dos últimos 14 anos. Mensalmente, a Central do Empreendedor, instalada na Organização das Centrais de Atendimento de Rio Branco (OCA), formaliza cerca de 200 novos negócios.

Cícero Dantas está entre os acreanos que resolveu abrir a própria empresa. “Minha filha Luzianny resolveu deixar um emprego de onze anos para estudar odontologia. Como ela é muito pequena, nós não encontrávamos jaleco que coubesse nela, para fazer a aulas práticas. Foi quando percebi que o produto estava em falta no mercado”, relembra o empreendedor.

A Central do Empreendedor formaliza cerca de 200 novos negócios por mês (Foto Diego Gurgel/Secom)
Central do Empreendedor formaliza cerca de 200 novos negócios por mês (Foto Diego Gurgel/Secom)

Ao perceber o mercado promissor de vendas de jalecos, Dantas inscreveu a esposa Lúcia no Programa Estadual de Apoio e Incentivo aos Pequenos Negócios. Ela foi capacitada pelo Pronatec e, posteriormente, contemplada com uma máquina de costura industrial, entregue pelo governo do Estado.

“Por enquanto a gente adaptou a sala para confeccionar os jalecos. Mas eu pretendo construir o meu ateliê ainda. Também estamos em busca de um ponto comercial. A demanda tem crescido bastante, já contratamos outras duas costureiras”, ressaltou.

Dicas úteis

Jorge Mazer explica as facilidades da Central (Foto: Diego Gurgel/Secom)
Jorge Mazer explica as facilidades da Central (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Há dois anos a Central do Empreendedor foi instalada na OCA de Rio Branco. O órgão reúne os serviços do Sebrae no Acre, Junta Comercial, Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento (Sescap), Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agrícola do Acre (Acisa), Corpo de Bombeiros, Prefeitura e Secretaria de Estado de Fazenda.

Jorge Mazer, coordenador da Central, dá dicas de formalização do negócio. “O primeiro passo é a retirada do CNPJ para empreendedor individual. É rápido e gratuito. Em seguida, o interessado tem acesso à lista de documentos para o alvará e recebe orientação do que precisa para dar entrada na Prefeitura Jurídica ou Sefaz [Secretaria de Fazenda].”

Inicialmente, os empreendedores assistem a uma palestra para compreender o universo sobre empreendedorismo individual. Os interessados em formalizar sua empresa ou abrir o próprio negócio, quando forem à Central, devem estar munidos de RG, CPF, título de eleitor e comprovante de endereço.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter