Adesão ao Programa de Melhoria da Atenção Básica se inicia na terça

FullSizeRenderO 3º ciclo do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) terá início na próxima terça-feira, 13. O programa tem como objetivo induzir a ampliação do acesso e da melhoria da qualidade da atenção básica, com garantia de um padrão de qualidade comparável nacional, regional e localmente, de maneira a permitir maior transparência e efetividade das ações governamentais direcionadas à Atenção Básica em Saúde.

O novo ciclo prevê o apoio institucional aos 22 municípios, propondo a indução de processos que busquem aumentar a capacidade das gestões municipais, em conjunto com as equipes de saúde da família, no sentido de oferecer serviços que assegurem maior acesso e qualidade à população.

Para o alcance de tais objetivos o PMAQ propõe acompanhamento, atualização, monitoramento e alcance de indicadores das seguintes áreas: Saúde da Mulher, da Criança, Controle do Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial Sistêmica, Saúde Bucal, Tuberculose e Hanseníase, Produção Geral e Saúde Mental.

De acordo com a gerente da Divisão, Marília Carvalho, “não haverá limites para adesão, isto é, a totalidade das equipes do município poderão aderir ao programa, e neste momento, realizamos também a conscientização junto aos gestores municipais para que realizem a recontratualização de suas equipes, sendo pactuadas ações e responsabilidades de forma a estimular a institucionalização de um processo cíclico e sistemático a partir dos resultados alcançados pelos participantes do PMAQ-AB”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter