Agentes dos órgãos de segurança participam de capacitação

Sistema de Comando de Incidentes visa coordenar as ações para atendimentos de emergência

dsc_0024.jpgDefinir a capacidade de organização dos órgãos de segurança, distribuindo as tarefas para diminuir o tempo de resposta nos atendimentos às emergências. Esta é a proposta do curso de Sistema de Comando de Incidentes (SCI) iniciado na manhã desta terça-feira, 28, em Rio Branco.

A capacitação faz parte das ações do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). Desde 2007, a Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça já capacitou mais de três mil profissionais de segurança para atender ocorrências com vítimas de acidentes.

No Acre, cerca de 35 profissionais integram a primeira turma do curso de SCI. De acordo com o coordenador do curso, tenente Edem da Silva Santos, o SCI é uma ferramenta capaz de nortear, coordenar e adequar as ações seguindo as demandas. “O atendimento eficaz ao sinistro depende da sinergia entre os órgãos que compõem a segurança. Este curso permite a troca de informações para que as funções sejam divididas e coordenadas”, destacou ele.

Participam da qualificação órgãos como o Corpo de Bombeiros, polícias Militar e Civil, Defesa Civil, Polícia Rodoviária Federal e também representantes das áreas de meio ambiente, trânsito e saúde. No curso são ministradas aulas sobre os princípios, a estrutura do Sistema de Comando de Incidentes, ferramentas de gerenciamento de situações de emergências, incidentes e eventos.

Esses conhecimentos serão colocados em prática em grandes ocorrências. “Nosso objetivo é estabilizar a situação, protegendo vidas e o meio ambiente. Para isso, é preciso que os órgãos de segurança falem a mesma língua”, declarou o subcomandante do Corpo do Bombeiros João Jesus de Oliveira.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter