Capacitação profissional

Agentes participam de palestra sobre educação de trânsito

Como parte da programação do curso de Formação para Agentes de Trânsito e Transportes, o Departamento Estadual de Trânsito do Acre (Detran/AC) realizou uma palestra sobre educação de trânsito nesta segunda-feira, 14. A atividade também faz parte das ações do Maio Amarelo.

A equipe de educação do órgão ministrou a palestra no auditório da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito de Rio Branco (RBTrans). Os temas tratados envolvem psicologia e abordagens educativas nas vias.

                                                                         (Foto: O curso será encerrado no dia 16 de maio Ana Flávia Soares/Detran)

O curso, iniciado dia 16 de abril, tem como objetivo capacitar profissionais aprovados no último concurso público realizado pela prefeitura e também atualizar os agentes que já fazem parte da equipe do órgão.

Com carga horária de 170 horas, o treinamento contou com palestrantes de diversos órgãos da segurança pública, como Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Coordenação Integrada de Fiscalização de Trânsito (Ciftran) e Polícia Militar, e o diretor administrativo e financeiro do Detran, Fábio Ferreira, que comentou sobre legislação de trânsito.

Os conteúdos abordados envolvem ética e cidadania, psicologia, noções de direito constitucional e administrativo, noções de engenharia de trânsito, mobilidade urbana,  legislação de trânsito, processos administrativos, fiscalização, primeiros socorros e direção defensiva.

“Esta capacitação é uma forma de preparação para meu trabalho, por isso é muito importante. Agora vou estar mais segura para atuar como agente. Aprendi muitos conteúdos novos e também relembrei outros que já tinha visto”, disse a agente de trânsito recém-contratada Denise Alves.