Agentes penitenciários do Acre atuaram na retomada de presídios no Ceará

Durante 20 dias, cinco agentes do Iapen/AC estiveram no Ceará, para auxiliar na retomada de presídios (Foto: Cedida)
Durante 20 dias, cinco agentes do Iapen/AC estiveram no Ceará, para auxiliar na retomada de presídios (Foto: Cedida)

Para conter uma grande rebelião que ocorreu no Ceará, agentes penitenciários (agepens) de oito estados brasileiros foram convocados pela Força Integrada Penitenciária de Intervenção (Fipi). Cinco acreanos participaram da ação.

Durante 20 dias, cinco agentes do Instituto de Administração Penitenciária do Acre (Iapen/AC) estiveram na cidade de Sobral (CE), para auxiliar na retomada dos presídios naquela região. Foram selecionados para atuar na ação agepens que já haviam participado do curso de Intervenção Rápida de Recinto Carcerário, realizado em Brasília.

“Em todo o Acre, temos 13 agentes que fizeram esse curso. Cinco deles foram selecionados para atuar com os demais profissionais de outros estados, que também receberam a capacitação”, explicou o agente penitenciário Raimundo da Cunha Viana.

Experiências que marcaram

Para Alexandre Max Pereira, que também participou da retomada de presídios no Ceará, a experiência foi única. “Conseguimos pôr em prática tudo que aprendemos durante nossas capacitações. Voltamos para casa com a sensação do dever cumprido, e mais, com experiência adquirida de colegas de outros estados”, disse o agente.

Com essa experiência de retomada de presídios, os cinco servidores cogitam a possibilidade de repassar o aprendizado aos demais agentes penitenciários do Acre. A ideia é criar um grupo de intervenção para o primeiro enfrentamento e retomada de ambiente, em casos de crise no Sistema Penitenciário do Acre.