Reconhecimento

Agosto Dourado no Acre repercute em publicação do Ministério da Saúde

Agosto Dourado foi marcado por diversas programações em Rio Branco e no interior (Foto: Leônidas Badaró)

Foi por meio de palestras, capacitações, oficinas, “mamaço” em praça pública, abertura do Posto de Coleta de Leite Humano e muita roda de conversa que as equipes da Divisão de Alimentação e Nutrição e da Divisão de Saúde da Criança e Aleitamento Materno da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) fizeram da Campanha Agosto Dourado, um sucesso no Acre.

As atividades desenvolvidas durante agosto, considerado o mês do aleitamento materno, repercutiram nacionalmente, sendo referência de boas práticas em publicação do Ministério da Saúde (MS), no 2º Boletim Informativo da Estratégia Nacional para Promoção do Aleitamento Materno e Alimentação Complementar no Sistema Único de Saúde (SUS).

“Esse ano a gente, estrategicamente, realizou uma oficina de manejo e aleitamento em julho, capacitando os técnicos da Atenção Básica em habilidade, de como abordar o aleitamento e acolher essa mulher moderna, que trabalha e estuda, e deseja amamentar. Um trabalho que já desenvolvemos há muitos anos no Acre, plantando sementinhas e colhendo bons frutos”, destaca a gerente da Divisão de Alimentação e Nutrição, Deltirene Cardoso.

A “Estratégia Nacional para Promoção do Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável no SUS – Estratégia Amamenta e Alimenta Brasil”, lançada em 2012, tem como objetivo qualificar o processo de trabalho dos profissionais da atenção básica com o intuito de reforçar e incentivar a promoção do aleitamento materno e da alimentação saudável para crianças menores de dois anos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

“É um trabalho que está dando certo no Acre, tanto que fomos a experiência exitosa escolhida pelo Ministério da Saúde, voltada para Atenção Primária. Isso demonstra o cuidado e compromisso da Saúde do Acre com o aleitamento materno, através das atividades e parcerias importantes, a exemplo da Universidade Federal do Acre e da Maternidade Bárbara Heliodora”, ressalta Rafaela Chagas, gerente da Divisão de Saúde da Criança e Aleitamento Materno, da Sesacre.