vínculo maternal

Agosto Dourado: Saúde prepara programação do mês do aleitamento materno

Doações são importantes para os bebês que as mães não conseguem amamentar (Foto: Angela Peres)

O ano de 2017 vai ser o primeiro a ter um mês inteiro dedicado a atividades de apoio, proteção e promoção do aleitamento materno.

Em alusão ao “Agosto Dourado”, a Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e o Comitê Estadual de Aleitamento Materno realizam durante todo o próximo mês, na capital e nos municípios do interior, uma vasta programação dedicada não só às mães, mas também a toda a sociedade.

A programação, que em Rio Branco terá sua abertura no dia 1º de agosto, na praça ao lado da Biblioteca Pública, tem como intuito conscientizar todos dos benefícios psicológicos, fisiológicos e socioeconômicos da prática do aleitamento materno para a vida da mulher e da criança.

Hélio de Souza, coordenador do banco de leite da Maternidade Bárbara Heliodora, destaca a importância do evento e a participação de todos. “O ato de amamentar é um vínculo forte que a mãe estabelece com o filho, além de ser o alimento mais completo e equilibrado que existe para a criança, por isso é importante que todos possam conhecer o benefício que a amamentação oferece”, enfatiza.

Mas quem quiser saber mais sobre amamentação, ou as lactantes que tiverem interesse em doar leite para ajudar as mães que não conseguem amamentar o filho, pode procurar a própria maternidade, no setor do banco de leite, ou entrar em contato por meio dos telefones 3224-1290 ou 0800 647 1060, onde um grupo de pessoas capacitadas vai até a residência da doadora, leva um kit específico, fornece as instruções necessárias e recolhem o leite humano doado.