Agosto Dourado termina com homenagens na Maternidade Bárbara Heliodora

Durante a campanha do “Agosto Dourado”, foram distribuídos materiais informativos sobre importância da amamentação (Foto: Júnior Aguiar)

Agosto, considerado o mês do aleitamento materno, chega ao fim, mas as atividades em prol da amamentação continuam.

O trabalho desenvolvido há 25 anos dentro da Maternidade Barbara Heliodora gerou bons frutos, tornando a unidade referência, com título de Hospital Amigo da Criança, reconhecimento feito em 2001 pelo Ministério da Saúde (MS), Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e Organização Mundial da Saúde (OMS), pela qualidade dos serviços prestados na promoção, apoio e incentivo a amamentação.

Como forma de homenagear os profissionais que fizeram parte desta história, a direção da maternidade, por meio da coordenação do Banco de Leite, com apoio do Departamento de Atenção Primária, Políticas e Programas Estratégicos (Dape), da Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre), entregou certificados de agradecimento à primeira equipe que implantou a boa prática do aleitamento materno dentro da unidade.

“Hoje podemos comemorar os avanços e conquistas ao longo desses anos, graças à equipe que se dedicou para que o aleitamento materno se tornasse uma realidade dentro das unidades de saúde. Foi através desses profissionais, que a maternidade se tornou um Hospital Amigo da Criança, e continua até hoje com muito esforço e dedicação mantendo esse título”, destaca o coordenador do Banco de Leite, Hélio Pinto de Souza.

Entre as homenageadas presentes ao evento estava a enfermeira Maria Francinete Ferreira, que, mesmo com limitações após um acidente vascular cerebral (AVC), em 2004, continuou engajada na causa, sendo uma das grandes incentivadoras do aleitamento materno dentro da maternidade.

Há 17 anos, o banco de leite funciona 24 horas por dia, com o objetivo de suprir a demanda das enfermarias onde se encontram os bebês de nascimento precoce e de baixo peso.

Quem quiser ser doadora e se tornar parceira do Banco de Leite, basta entrar em contato pelo telefone 0800 6471060 ou ligar na Maternidade Bárbara Heliodora no (68) 3224-1290 que uma equipe vai ao encontro da interessada, realiza a entrega do kit de doação e presta as orientações necessárias.

O leite materno é responsável por combater doenças comuns em bebês, por reforçar o sistema imunológico, estimular o desenvolvimento cerebral e até combater infecções.

Segundo dados da OMS, o leite materno protege mais que vacinas e saneamento básico.

Um dado que demonstra o quanto é importante o aleitamento materno, é a diminuição em 13% dos óbitos provocados por doenças evitáveis em crianças de até cinco anos que são alimentadas com leite humano.

Enfermeira Maria Francinete Ferreira foi homenageada por ser incentivadora do aleitamento materno dentro da maternidade (Foto: Júnior Aguiar)

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter