Inclusão

Água para Todos chega às terras indígenas do Juruá, Feijó e Tarauacá

As aldeias Puyanawa, Samaúma, Shanenawa e Aldeia Colônia 27 são as próximas beneficiadas com ações do programa Água para Todos, executado pelo governo do Acre, que visa levar saneamento básico integrado para comunidades de todo o estado com investimentos de R$ 2,907 milhões.

Neste sábado, 22, o governador Tião Viana e o diretor-presidente do Departamento de Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa), Edvaldo Magalhães, assinam a ordem de serviço para o início das obras nas comunidades. O ato será em Mâncio Lima, no Vale do Juruá.

“Nesta etapa do programa estaremos dando a ordem de serviço que beneficiará 185 famílias em quatro comunidades indígenas. É um passo importante para melhoria das condições de saúde da comunidade. As famílias serão beneficiadas com poço, reservatórios e rede até suas residências”, afirmou Magalhães.

Nessas quatro comunidades, ação beneficiará 185 famílias (Foto: Arquivo/Secom)

Mais dignidade e qualidade de vida

O assessor especial Indígena do Estado, Zezinho Kaxinawá, destaca que, mesmo sendo atribuição do governo federal, o governo estadual toma a iniciativa de incluir em seu cronograma de atividades.

“O governador Tião Viana, como gestor e médico, faz isso por reconhecer a importância de levar saneamento básico para todos, em todos os lugares, incluindo as terras indígenas”, pontua Kaxinawá.

As áreas beneficiadas com o Água para Todos, nesta etapa, localizam-se nos municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Feijó e Tarauacá. O programa já atendeu comunidades de Senador Guiomard, Xapuri, Brasileia e Cruzeiro do Sul.