Alunos da rede estadual concluem curso de Reconstrução de Habilidades

Formação durou três meses e reuniu alunos do 6º ao 9º ano (Foto: Eduardo Gomes/SEE)

Estudantes da Escola Padre Carlos Casavechia, no bairro Wanderley Dantas, receberam na última terça-feira, 7, os certificados de participação do curso de Reconstrução de Habilidades de Vida.

Foram 12 encontros com os alunos do 6º ao 9º ano, no contraturno escolar. A formação foi oferecida durante três meses pela Secretaria de Educação e Esporte do Acre (SEE), por meio da coordenação de Humanização e do programa Saúde na Escola.

A atividade com os estudantes foi conduzida pelo técnico da SEE, Anderson Gomes. O profissional, formado em psicologia, apresentou dinâmicas de grupo, jogos, gincanas e outras atividades que melhoram as relações interpessoais dentro e fora da instituição escolar.

“Nossa proposta trabalha com dez habilidades sociais e como elas podem interferir no dia a dia dessas crianças. Com essa iniciativa nós queremos incentivar o autoconhecimento e a melhoria das relações deles com o mundo”, disse.

João Vítor foi um dos participantes do curso (Foto: Eduardo Gomes/SEE)

Temáticas abordadas

Autoconhecimento, empatia, estresse, comunicação eficaz, pensamento criativo, tomada de decisão e resolução de problemas estavam entre os temas abordados.

Foram 40 horas em sala de aula, divididas em encontros semanais. Os adolescentes que integraram as atividades foram indicados pela coordenação da escola após análise social.

João Vítor, que cursa a 6ª série, disse que mudou suas impressões sobre o curso no decorrer da formação.

“No começo eu não gostava, mas vi que o curso seria muito bom para todos nós. Minha mãe me incentivou muito a participar. Aqui nós levamos uma grande lição para a vida, seja com parentes ou amigos”, afirmou o estudante.

Jogos, dinâmicas e gincanas foram realizadas durante a formação (Foto: Eduardo Gomes/SEE)

A avaliação

O último passo da formação é o encontro com os responsáveis pelos alunos. Experiências com os adolescentes serão apresentadas e os pais terão a oportunidade de expor suas opiniões sobre o trabalho realizado.

Esse método de Treino de Habilidades Sociais teve início na Inglaterra, na década de 1970. A Escola Padre Casavechia foi a primeira no Acre a aderir à modalidade.

Os gestores podem solicitar a formação em outras unidades de educação. Para isso basta entrar em contato com a coordenação de Humanização da SEE, pelo telefone  3213-2323.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter