Alunos da rede pública conhecem carreiras em Feira das Profissões

Mais de 20 cursos foram apresentados aos estudantes pelos acadêmicos. (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

Alunos do 3º ano do Ensino Médio de cinco escolas públicas de Rio Branco participaram na tarde de sexta-feira, 6, de mais uma edição da Feira das Profissões. A iniciativa, promovida pelo governo do Estado por meio da Assessoria da Juventude (Assejuv), foi realizada no hall de entrada da União Educacional do Norte.

Mais de 20 cursos foram apresentados aos alunos, que buscavam respostas sobre o que escolher para o futuro. Entre eles, estavam Thaís Souza e Izabel Thaís Souza, de 17 anos. As duas aproveitaram para conhecer todos os estandes e tirarem dúvidas sobre o que cada área aplica em sala de aula.

“Sempre tive vontade de fazer direito, e perguntei o que eles ensinavam nas aulas. Me disseram que é preciso ler muito, tanto na faculdade, como na profissão. Achei muito legal, pois gosto de ler”, disse Thaís.

No estande de Farmácia, elas descobriram que a profissão vai muito além do que imaginavam: “Vimos a importância do profissional dessa área, pois são eles que estudam a formulação dos remédios e que trabalham em várias áreas, não só dentro da farmácia, como pensávamos”, conta Izabel.

A acadêmica de Farmácia, Laura Nogueira, ressaltou como um momento de aproximação que a Feira proporciona pode ajudar no futuro dos jovens que irão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): “Quando eles chegam aqui, eu tento dar o meu melhor explicando como funciona o curso. Eu mesma, por exemplo, não tinha Farmácia como primeira opção, mas depois que eu li sobre me apaixonei. Por isso é tão bom que elas tenham esse contato com o que cada curso oferece antes de escolherem”, afirma.

De acordo com o gestor da Assejuv, Weverton Matias, a Feira das Profissões ainda deve passar em outras instituições de ensino. “Estamos dialogando com as demais universidades para que façamos em conjunto essa atividade, pois cada uma delas tem seu portfólio de cursos diferenciados. Além disso, estamos articulando para levar esse evento para Cruzeiro do Sul”, diz.

Na oportunidade, ainda houve palestra sobre empreendedorismo, roda de conversa sobre orientação vocacional, workshop sobre currículo e palco cultural

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter