Alunos do Pronatec de Santa Rosa do Purus encerram estágio em Rio Branco

Tião Viana conheceu os alunos que vieram de um dos municípios de difícil acesso do Acre e parabenizou seus esforços (Foto: Diego Gurgel/Secom)
Tião Viana conheceu os alunos que vieram de um dos municípios de difícil acesso do Acre e parabenizou seus esforços (Foto: Diego Gurgel/Secom)

Um grupo de 23 alunos do curso de Técnico em Enfermagem de Santa Rosa do Purus está em Rio Branco há duas semanas, fazendo estágio na área de urgência e emergência. No último dia do estágio, nesta sexta-feira, 22, eles tiveram a oportunidade de um encontro com o governador Tião Viana, na Casa Civil, onde falaram um pouco sobre a oportunidade que tiveram por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

A jovem Maria Luzilda, 17, conta que a oportunidade é única de passar pelos hospitais de Rio Branco e aprender tendo esse contato direto. “É muito difícil termos um curso desses em Santa Rosa. E essa viagem é muito vantajosa, porque lá é um município pequeno e não tem hospitais como Rio Branco. E eu quero subir na carreira. É só o começo, quem sabe depois enfermagem e aí doutora”, disse.

Santa Rosa do Purus é um dos municípios de difícil acesso no Acre, onde só é possível chegar de barco ou avião. Para o estágio na capital – já que a cidade não possui setor de emergência para o estágio – o Instituto Dom Moacyr (IDM) trouxe os alunos para Rio Branco de barco e ônibus, garantindo estadia e alimentação.

O governador Tião Viana ficou bastante feliz de conhecer o empenho desses alunos. “Uma coisa que eu me preocupo muito em Santa Rosa do Purus é com a saúde da população, principalmente a indígena. Por isso, vocês que estão se formando serão de extrema importância para isso”, disse.

O curso é coordenado pelo IDM por meio da escola Maria Moreira. A presidente do IDM, Rita Paro, ressaltou que “esse curso iniciou em 2014, e agora eles estão na fase de estágio que precisaram fazer em Rio Branco. Além disso, os alunos de Marechal Thaumaturgo e Porto Walter estão fazendo o estágio em Cruzeiro do Sul e os alunos do Jordão em Tarauacá”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter