Alunos-oficiais da Polícia Militar visitam instalações do Ciosp

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Com o objetivo de compreender todos os processos de ocorrências gerenciadas pelo Centro Integrado de Operações da Segurança Pública (Ciosp), alunos do Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar visitaram nesta quarta-feira, 14, as instalações do centro, localizado no subsolo da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).

A visita foi guiada pela coordenação-geral do Ciosp, mediante articulação do instrutor da matéria de Radiocomunicação do curso, major Rodrigo Heitor Brady. Na oportunidade, ele explicou os motivos: “O Ciosp é o centro da nossa rede de radiocomunicação, porque é daqui que saem todas as demandas para as nossas viaturas e guarnições que estão nos serviços. E entender como funciona esse ambiente, como se opera o sistema e os ciclos pelos quais passam as ocorrências é fundamental para que se compreenda também as dificuldades que muitas vezes surgem nesse processo”.

Antônio Alencar é um dos alunos-oficiais e se diz feliz por conhecer toda a estrutura que logo adiante servirá de suporte para a execução de seu trabalho na corporação. “Considero muito importante esse momento de processo de capacitação para nós, de poder entender a dinâmica do Ciosp, como funciona a execução e despacho de ocorrências e o videomonitoramento”, frisou.

Essa é a segunda vez que a Polícia Militar promove a formação de oficiais. O curso teve início em 2017 e se estende até o fim deste ano, com a formação de 47 profissionais.

Sobre o Ciosp

Ciosp atende em média 800 chamados por dia (Foto: Andrey Santana)

A central é responsável por demandar respostas a todas as chamadas realizadas para as instituições que compõem o Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp), por meio dos números 190 e 193.

Em média, são registradas mais de 800 ocorrências diárias, sendo que até 80 delas chegam a ser contabilizadas como trotes. Em janeiro, por exemplo, o 190, que gera chamadas para a Polícia Civil, Polícia Militar e órgãos fiscalizadores de trânsito, contabilizou 29.750 ocorrências e 2.818 foram referentes a trotes e uso indevido, quando não são casos emergenciais. No mesmo período, foram geradas 5.371 ocorrências para o Corpo de Bombeiros, por meio do 193. Destas, 938 também foram trotes e casos não emergenciais.

Modernização para agilidade de atendimentos

Recentemente, uma ferramenta importante foi integrada ao sistema – o Centro de Atendimento e Despacho (CAD) – responsável por interligar todos os dados à rede do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp).

Na prática, ele possibilita ao policial em operação consultar dados e informações de suspeitos em tempo real com agilidade e diminuição no tempo de resposta às ocorrências. Também possibilita o despacho das informações para a força policial em tempo real na hora da solicitação de socorro por meio do telefone de emergência do Ciosp.

O Acre é o quinto estado a implantar oficialmente o CAD e o primeiro do país a colocar o sistema em todos os municípios.

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