40 anos no acre

Amigos plantam mudas de árvores no Parque do Tucumã

Já imaginou plantar árvore como forma de carinho, respeito e agradecimento a uma localidade que influencia diretamente na construção de sua história de vida? Foi com esta simbologia que Carlos Edegard de Deus, titular da Secretaria de Meio Ambiente do Acre (Sema) e um grupo de amigos e familiares plantaram quarenta mudas de árvores, no Parque Tucumã, em Rio Branco, no fim da tarde de domingo, 11.

Grupo plantou 40 mudas de árvores ao longo do Parque do Tucumã (Foto: Angela Peres/Secom)

O ato, além de contribuir com o paisagismo do local, um dos mais frequentados pelos moradores da região para o desenvolvimento de atividades esportivas, também celebrou os quarenta anos de residência de Edegard de Deus no Acre, que chegou à capital acreana, nesta mesma data, em 1978 para trabalhar como professor na Universidade Federal do Acre (Ufac).

“Como forma de comemorar esta data e os anos de trabalho em prol de um meio ambiente sustentável, resolvemos, de maneira simbólica, plantar essas árvores em representatividade de cada ano que estou aqui, ademais, contribuindo com a arborização urbana deste espaço público” destaca Edegard.

Açaí, acerola, buriti, coco entre árvores frutíferas foram plantadas ao longo do parque, nas proximidades do Quiosque do Bambu. O sertanista José Meirelles, foi um dos presentes na atividade.

“Muitas das políticas públicas ambientais consolidadas no Acre tiveram a colaboração do Edegard e, nesta data, simbolicamente, viemos prestar esta homenagem, com algo que é bem representativo a ele. Que é o plantio de arvores”, disse Meirelles.

Histórico no Acre

Nos seus primeiros 20 anos, Carlos Edegard de Deus atuou diretamente na UFAC, como professor de disciplinas como Biologia e Genética. Participou da fundação do Parque Zoobotânico da instituição. Nas duas décadas seguintes, nos governos de Jorge e Tião Viana participa da gestão pública para a estruturação de uma política ambiental do Estado.

No ano de 2004, a Assembleia Legislativa do Estado do Acre (Aleac), por meio da Lei 1.558, de 19 de fevereiro do corrente ano, concedeu a ele o Título de Cidadão Acreano. “Fico muito feliz de ser cidadão acreano. Uma dupla cidadania de que muito me orgulho. Sou grato a essa gente acreana que me recebeu com muito carinho”, disse Edegard de Deus.