Aracy: a mulher a quem Guimarães Rosa dedicou o Grande Sertão – Brava Gente

Aracy Moebius de Carvalho foi mulher de Guimarães Rosa por 30 anos (Foto: Álbum de família)

“A Aracy, minha mulher, Ara, pertence este livro”.

Quem seria essa que recebeu de um homem da estatura de João Guimarães Rosa, um dos maiores escritores da Língua Portuguesa, a honra e o afeto da dedicatória naquela que viria a ser sua obra-prima, “Grande Sertão: Veredas”?

Aracy era funcionária do consulado brasileiro em Hamburgo (Foto: Álbum de família)

Aracy Moebius de Carvalho nasceu em Rio Negro, no Paraná. Filha de pai português e mãe alemã, em 1934, aos 26 anos, era desquitada – um escândalo para a época. Fluente em várias línguas (português, inglês, francês e alemão), logo embarcou, com seu filho Eduardo, de cinco anos, num navio para a Alemanha.

Em Hamburgo, tornou-se chefe da seção de passaportes do consulado brasileiro, onde, em 1938 conheceu o escritor, que era cônsul adjunto. Casaram-se em 1940.

Com o nazismo em plena ascensão, viu os judeus serem expulsos do funcionalismo público, banidos das escolas e universidades e perderem seus direitos e propriedades. Observou também o antissemitismo encampado pelo governo Vargas.

Diante desse cenário, decidiu burlar, em sua função, a Circular Secreta 1.127, orientação diplomática que restringia a entrada de semitas no Brasil. Aracy teria, na administração pública de Hamburgo, cúmplices para conseguir falsos atestados de residência para que judeus de outras regiões pudessem pedir vistos na cidade, obtinha passaportes sem o “J” vermelho que os identificava, misturava os pedidos de vistos de judeus a outros documentos para que o cônsul-geral, Joaquim Antônio de Souza Ribeiro, assinasse sem perceber e chegou a transportar alguns perseguidos no carro diplomático. “Joãozinho” – como ela chamava Guimarães Rosa – sabia e aprovava sua atitude.

Contemporâneos relatam que ela era tão bela e atraente quanto determinada e indócil. Certa vez, numa fronteira germânica, um policial queria revistá-la. Aracy lhe aplicou uma descompostura tão enfurecida que o fez recuar. Ela, então, atravessou calmamente a divisa com um judeu no porta-malas do carro. Utilizando-se desses procedimentos e recusando qualquer tipo de gratificação financeira, calcula-se que livrou dezenas de famílias da prisão e da morte.

“Joãzinho” e “Ara” com seus bichos de estimação (Foto: Álbum de família)

Aracy, Rosa e Eduardo permaneceram na Alemanha até 1942, quando o governo brasileiro rompeu relações diplomáticas com aquele país e passou a apoiar os Aliados da Segunda Guerra Mundial. Antes do retorno ao Brasil, tendo sido investigados por autoridades alemãs e brasileiras, ficaram quatro meses sob custódia da Gestapo, até que foram trocados por diplomatas alemães.

Como ambos eram desquitados, só oficializaram a união na Embaixada do México, em 1947, no Rio de Janeiro, cidade onde foram morar. Companheira de três décadas do escritor – Rosa morreria em 1967 –, Aracy também participou empenhadamente das criações literárias do marido. E, depois de viúva, não tornou a se casar.

Em 8 de julho de 1982, recebeu o título de “Justa entre as Nações”, conferido pelo Museu do Holocausto, em Jerusalém, a não-judeus que ajudaram judeus a escapar do nazismo. Foi a única mulher e a única brasileira que recebeu a condecoração. Conhecida como o “Anjo de Hamburgo”, recebeu homenagens também no Museu do Holocausto de Washington.

No Brasil, Aracy auxiliou artistas e intelectuais durante o regime militar. Em 1968, quando “Pra não dizer que não falei das flores” se tornou um hino contra a ditadura, ela escondeu Geraldo Vandré, autor e intérprete da canção, no seu apartamento em Copacabana, num prédio onde moravam diversos oficiais.

Aracy faleceu em 2011, aos 102 anos (Foto: Frederic Jean)

Nos últimos anos de sua vida, enfrentou a doença de Alzheimer, e faleceu em 2011, em São Paulo, aos 102 anos.

No mesmo ano, a historiadora Mônica Schpun publicou, pela Editora Record, o livro “Justa: Aracy de Carvalho e o resgate dos judeus trocando a Alemanha nazista pelo Brasil”. Em 2014, foi a vez do ator e diretor Caco Ciocler lançar o documentário “Esse Viver Ninguém me Tira”, relatando a saga anônima de Aracy.

Diante de uma história tão desafiadora e de uma biografia tão respeitável, há que se perguntar: por que uma mulher, morando num país estrangeiro em meados do século passado, às vésperas de uma guerra, resolve desobedecer as normas de seu país e desafiar as garras cruéis do nazismo, arriscando a própria vida, a de seu filho e de seu companheiro? A própria Aracy teve oportunidade de responder: “Porque era justo”.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter