Biodiversidade

Área de Proteção Ambiental do Lago do Amapá atrai acadêmicos e pesquisadores

A biodiversidade da fauna e flora da Área de Proteção Ambiental (APA) do Lago do Amapá tem despertado o interesse de estudiosos. Recentemente, professores do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac) realizaram uma visita técnica ao local para identificar possibilidades de estágios supervisionados e atividades de campo aos estudantes.

O passeio técnico também incluiu visita ao local comercial de extração de areia (Foto: Cedida)

As docentes dos cursos de Agroecologia e Meio Ambiente e Sustentabilidade, Joana Dias e Norma Giovanna, estiveram na Escola Estadual Rural Ruy Azevedo, acompanhados da gestora da APA, Mirna Caniso.

“Fizemos a ponte entre a gestora da escola, Elizangela Mendonça, e o Ifac, para que a instituição obtivesse informações sobre número de alunos, entre outras coisas. A escola também pôde apresentar demandas que possam ser supridas numa parceria: Ifac, APA e unidade escolar”, salientou Mirna.

O passeio técnico também incluiu visita ao local comercial de extração de areia e ao Centro Histórico, onde está localizada a lápide de Plácido de Castro – percurso turístico da Revolução Acreana.

Conversas com gestores educacionais, empresários e comunitários subsidiaram as docentes de informações, viabilizando a possibilidade de pesquisas científicas que auxiliem na gestão da unidade de conservação.

Segundo, a gestora da APA do Lago do Amapá, Mirna Caniso, a expectativa é que a visita renda a assinatura de um termo de cooperação técnica, entre a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e o Ifac, de modo que viabilize maior integração das ações de ensino, pesquisa e extensão em UCs estaduais, tendo como ponto de partida a APA Lago do Amapá.