vitrine para o mundo

Artesãos acreanos participam do 10º Salão do Artesanato em Brasília

Há sete anos, o governo do Estado fomenta o empreendedorismo com o programa de incentivo aos pequenos negócios, o qual tem gerado resultados animadores para a economia local. Parte do sucesso, é a disseminação do artesanato acreano em feiras nacionais e internacionais, que promove, além da apresentação do trabalho local a um público variado, o intercâmbio de experiências.

Nos próximos dias, será realizado em Brasília o 10º Salão do Artesanato, uma vitrine para os artesãos divulgarem e venderem seus produtos, movimentando a economia no setor.

Num espaço privilegiado de 55 metros quadrados, cinco artesãos do Acre estarão com seus produtos em exposição no 10º Salão do Artesanato, de 4 a 8 de abril, em Brasília.

Artigos produzidos com borracha, pintura em tecido, bordados, produtos indígenas e marchetaria são algumas das peças feitas com exclusividade para o evento (Foto: Arquivo/Secom)

A escolha dos artesãos se deu por meio de edital de chamamento público, lançado pela Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (SEPN) para a participação de artesãos acreanos na Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte), a maior da America Latina, e o 10° Salão de Artesanato, sendo disponibilizadas cinco vagas em cada feira.

“Sempre sonhei em participar de feiras nacionais. A gente trabalha para conquistar clientes de outros estados,  mas só em participar da feira já me enche de orgulho, meu sentimento é de gratidão por poder mostrar o trabalho da minha comunidade do Bujari”, disse a artesã Poliana Maia.

Delcilene Araújo sustenta, há seis anos, sua família com a renda adquirida por meio do artesanato, utilizando a borracha como matéria-prima para confeccionar peças exclusivas que prometem conquistar o público brasiliense.

“Não tenho palavras para expressar minha alegria em poder participar da feira. O artesanato mudou a minha vida, é muito gratificante ver meus produtos num exposição nacional. Sem o apoio do governo do Estado, dos Pequenos Negócios, eu jamais teria tido essa oportunidade. Estou muito feliz”, disse a artesã.

Poliana vai realizar o sonho de participar de uma feira nacional (Foto: Angela Peres/Secom)

Para Marilda Brasileiro, coordenadora do Artesanato na SEPN, a feira consolida a prospecção de grandes negócios para os empreendedores no setor. “Este ano, mais uma vez, o Acre estará sendo representado em importantes eventos nacionais, e com um diferencial: os profissionais prepararam finas peças para esse evento em especial. Nossa satisfação é poder contribuir para o crescimento e desenvolvimento do setor”, afirmou a coordenadora.

No estado aproximadamente 1.500 artesãos estão cadastrados na Sepn, ou seja, legalizados para desenvolver suas atividades a partir de incentivos do governo, que oferece os instrumentos necessários para a confecção dos produtos e suporte técnico e capacitação por meio da Secretara de Pequenos Negócios. Até o fim deste ano, a meta é consolidar mais 1.100 cadastros, totalizando, 2.600 empreendedores nesse segmento.