em dezembro

Artesãos representarão o Acre durante Feira Nacional em Belo Horizonte

Artesãos do Acre irão participar da 28ª Feira Nacional de Artesanato Mãos de Minas, entre os dias 5 e 10 de dezembro, em Belo Horizonte (MG). O evento deve reunir aproximadamente cinco mil artesãos de todo o país. O Acre terá dez representantes.

“Com o apoio da Secretaria de Estado de Pequenos Negócios, os artesãos acreanos vão expor seus trabalhos nas categorias de madeira, cerâmica, artesanato indígenas, látex (borracha), alimentos e bebidas, papelão, sementes, fios e tecidos”, explicou o coordenador estadual do Artesanato Acreano, Wanderson Lopes.

Lopes ressalta ainda que a ida desses artistas para a feira em BH é fruto de uma parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), que apoiou com ajuda de custo. O governo do Acre garantiu o transporte das peças e o espaço de exposição.

Para Carlos Afonso Jenuário de Souza, artesão que trabalha com cerâmica, essa é uma oportunidade de conhecer novas técnicas, além de apresentar a pessoas de outros estados um pouco da cultura acreana. “É a primeira vez que participo de uma feira dessa magnitude, estou ansioso para expor minhas criações”, declarou.

Com o objetivo de reduzir ao máximo os possíveis impactos ambientais, a 28ª edição da Feira Nacional de Artesanato Mãos de Minas propõe a produção artesanal sustentável como forma de desestimular o consumo exagerado e impulsionar, de forma criativa, o processo de transformação social, econômica e ambiental.