Artesãos se preparam para feira natalina no shopping neste fim de semana

Carlos Afonso, artesão desde 1982 (Foto: Alexandre Noronha/Secom)
Carlos Afonso, artesão desde 1982 (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

Com a proximidade do Natal os artesãos acreanos estão com boas expectativas de vendas. Na feira natalina de artesanato do Via Verde Shopping, que será realizada entre 9 e 22 horas deste sábado, 10, e domingo, 11, o público poderá conferir variedade de artigos para presentear.

Carlos Afonso de Souza, artesão desde 1982 na Fundação de Bem-estar Social (Funbesa), está em ritmo intenso de produção para levar novidades à feira.

No galpão de produção da fundação, ligada à Secretaria de Desenvolvimento Social (Seds), sete pessoas tiveram a oportunidade de aprender a confeccionar peças cerâmicas com Afonso e complementar a renda da família.

Foi assim que a maior parte deles seguiu pelo caminho do empreendedorismo individual.

Segundo a coordenadora do programa de cerâmica da instituição, Ana Cleide Paiva, os artesãos trabalham num sistema de produção independente.

“Com o que eles produzem sustentam a família. E assim, com o apoio do Sebrae e da Secretaria de Pequenos Negócios, a Funbesa cumprindo sua função social”, comenta.

Cerâmica sempre encanta o público com novidades (Foto: Alexandre Noronha/Secom)
Cerâmica sempre encanta o público com novidades (Foto: Alexandre Noronha/Secom)

Sobre o processo de produção antes de levar produtos à feira, não há ninguém com mais expertise do que Afonso.

Desde a origem à secagem natural, lixamento, polimento, enfornação e pintura. Mesmo assim, ele não cansa de aprender, sendo um dos artesãos a participar das clínicas de design promovidas pelo Sebrae e Secretaria de Pequenos Negócios (SEPN).

Desta edição da clínica, uma nova coleção de peças será produzida com a identidade e regionalidade amazônica. “Eles sempre pedem para a gente melhorar o design, e é sempre possível melhorar”, frisa o artesão.

Todo o trabalho artesanal feito em cerâmica, assim como artigos de decoração em madeira, marchetaria, biojoias, sementes, artesanato indígenas, entre outros, estará disponível na feira – uma realização do governo do Estado, por meio da SEPN, em parceria com o gabinete da primeira-dama Marlúcia Cândida, Sebrae Acre e prefeitura de Rio Branco.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter