Artistas dão novas cores à Rua África, em Rio Branco

Aos 68 anos de idade, o aposentado João Antônio Souza não escondeu a alegria em se sentir representado em parte do painel na Rua África, segundo distrito de Rio Branco. Auto declarado descendente do povo Guarany, ficou lisonjeado em ver um índio retratado no mural.

“Eu estou achando maravilhoso. Sempre gostei de graffiti e estou muito feliz porque desenharam a minha raça, que é indígena. Gostei muito, porque sou descendente do povo Guarany e tenho muito orgulho das minhas raízes”, disse o aposentado emocionado.

Graffiti do artista Tino Txai foi o desenho favorito do sr João Antonio (Foto: Secom)

A pintura do grande painel, de aproximadamente 70 metros de largura e oito de altura, faz parte do segundo encontro internacional de graffiti realizado na capital acreana, intitulado RB Graffiti. O evento começou na última quinta feira, 7,  reúne cerca de 80 artistas do Acre, do Brasil e do mundo, e já é considerado por muitos, um marco na história da arte urbana no Acre.

O grafiteiro Matias Souza, um dos organizadores do encontro, destaca que, neste ano, a proposta foi promover a maior integração entre artistas e o público.

“O RB Graffiti já se tornou parte do calendário cultural do nosso Estado e graças ao apoio que recebemos dos nossos parceiros, conseguimos elevar o evento a um outro nível, fortalecendo a arte de rua e mostrando que o graffiti tem seu valor. Além disso, ficamos muito felizes, pois o evento também oportunizou que os pequenos negócios conseguissem vender todos os seus produtos aqui na Rua África. Dessa forma, o RB Graffiti contribuiu tanto social, quanto cultural e economicamente com a sociedade acreana”, disse Matias.

Valorização da arte

Gestora ambiental Geysa Milena e família apreciaram o painel na tarde deste sábado (Foto: Secom)

As novas cores na Rua África também chamaram a atenção da gestora ambiental Geysa Milena de Oliveira. Acompanhada da filha e do genro, Geysa ficou encantada com o painel. 

“Estou achando muito bacana o Acre estar recebendo esses artistas. Eu acho que a arte engrandece a alma das pessoas, e seria muito bom que todos os acreanos tivessem a oportunidade de ver toda essa arte, porque isso engrandece a alma de qualquer ser humano. Sem contar que a nossa arte fica muito mais bonita, então eles estão de parabéns por esse evento”, disse Geysa.

Programação para a família

Com um dia de muitas atividades, entre elas oficinas de graffite para iniciantes e atividades voltadas ao público infantil, o sábado reuniu dezenas de curiosos que puderam apreciar de perto cada detalhe do evento. 

Uma das colaboradoras do RB Graffiti, a designer e idealizadora do projeto Coletivo Decor Oficial, Rafaela Zanatta, destaca que a proposta é integrar diferentes culturas em um mesmo espaço, propiciando a auto identificação do público.

“A ideia é fazer com que todas as tribos se sintam representadas, tirar um pouco os preconceitos e tabus, se permitir integrar ao mesmo espaço, não só nas atividades, mas experiência, conversas e o clima familiar que também faz parte. Amanhã teremos contação de histórias, tecido com crianças e muitas outras atividades que estamos preparando”, diz Rafaela.

O RB Graffiti é uma realização do Coletivo de Artes Urbanas do Acre (CAUA), com apoio do governo do Estado e da Prefeitura de Rio Branco.

Confira a programação deste domingo:

Leia também: Encontro de grafiteiros reúne artistas nacionais e internacionais em Rio Branco

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter