Cetemm comemora 16 anos de qualificação profissional no Acre

 

dsc_0092_cesar_dotto_900.jpg

Diretor-presidente da Funtac César Dotto: O Cetemm promove a realização de um trabalho com criatividade, qualidade e respeito ao meio ambiente. (Foto: Angela Peres)

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) comemorou 16 anos de criação do Centro de Tecnologia da Madeira e do Mobiliário (Cetemm), na manhã desta quinta-feira, 15, com a participação da diretora regional do Senai, Solange Chalub, do presidente da Federação das Indústrias do Acre (Fieac), João Francisco Salomão, e do diretor-presidente da Fundação de Tecnologia do Acre (Funtac), César Dotto, além de alunos do Centro e empresários dos setores madeireiro e moveleiro do estado.

No 16º aniversário, o Cetemm comemorou a formação de 3.615 pessoas, com a qualificação profissional para atender às demandas de mão-de-obra dos segmentos da madeira e mobiliário do Acre. Hoje, o Centro atende 173 alunos de 14 a 24 anos com o curso de aprendizagem, e mais 84 profissionais no curso de qualificação técnica. "Nosso objetivo é promover a educação profissional para o segmento de madeira e mobiliário, bem como para transferir tecnologias para estes setores industriais", ressaltou a diretora regional do Senai, Solange Chalub.

"Nesses anos todos, o Cetemm foi fundamental para a formação de pessoas e transferência de tecnologias, e para o desenvolvimento e a produtividade das empresas do setor moveleiro do estado. Isso fez o nosso setor moveleiro ser respeitado em todo o país, por causa da alta qualidade empregada", avaliou o presidente da Fieac, João Francisco Salomão.

 

caroline_900_150508.jpg

Caroline Marques está entre os 173 jovens aprendizes do curso do Cetemm. (Foto: Angela Peres)

A aluna do curso de aprendizagem do Cetemm, Caroline Marques, 15 anos, estuda no segundo ano do ensino médio, na Escola Luíza Carneiro Dantas, e acredita nas oportunidades que o curso do Cetemm vai trazer para ela. "Esse curso vai garantir emprego e várias outras oportunidades", disse.

Para o presidente do Sindicato dos Moveleiros, Francisco José da Silva, o fato de o pólo moveleiro do Acre ser considerado um modelo para o mundo, deve-se ao serviço oferecido pelo Senai, por meio do Cetemm, e também pela participação da Funtac. "O Senai e a Funtac foram dois parceiros decisivos para garantir a qualidade do móvel produzido no Acre".