Atenção à saúde infantil é tema de capacitação para profissionais do Juruá

De 31 deste mês a 2 de junho, será realizada em Cruzeiro do Sul uma capacitação sobre Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI/ Neonatal). O curso será no auditório do Ministério Público, em período integral.

A atividade é realizada pela Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre), por meio da Divisão de Saúde da Criança, com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

A capacitação irá beneficiar aos pacientes da maternidade do Juruá e do Distrito Sanitário Indígena Foto: Arquivo/Sesacre)
Capacitação vai beneficiar as pacientes da maternidade do Juruá e do Distrito Sanitário Indígena (Foto: Arquivo/Sesacre)

A capacitação terá como público alvo os médicos e enfermeiros da Atenção Básica que atuam na maternidade dos municípios da regional do Juruá e Distrito Sanitário Especial Indígena/Juruá.

Tem como objetivo garantir ao profissional da saúde e toda a população local melhor qualidade nas avaliações, classificações, tratamento e acompanhamento das doenças e dos problemas que afetam a saúde da criança até dois meses de idade.

Com a capacitação, os profissionais da saúde poderão contribuir ainda mais para a diminuição da mortalidade infantil e neonatal. Poderão também diminuir o índice de doenças, evitar os agravamentos, reduzir as ocorrências de sequelas ou complicações e melhorar as práticas de tratamento e atenção.

A estratégia AIDPI Neonatal desenvolvida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e foi adotada pelo Ministério da Saúde em 2008.

A proposta é melhorar a assistência à gestante e à criança até dois meses de idade, por meio de protocolos de atendimento que permitem ao profissional de saúde identificar e prevenir casos de risco, além de encaminhá-los ao serviço de referência, quando necessário.

Estudos científicos apontam que a Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância é a principal intervenção disponível para melhorar as condições de saúde dessa faixa etária nos países em desenvolvimento.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter